quinta-feira, abril 23, 2026
Início Política Lei garante terapia nutricional como direito de pessoas com autismo no Amazonas

Lei garante terapia nutricional como direito de pessoas com autismo no Amazonas

Screenshot

Foi sancionada a Lei nº 8.174, de 10 de abril de 2026, de autoria do deputado estadual Felipe Souza (Podemos), que inclui a nutrição adequada e a terapia nutricional como direitos assegurados às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Estado do Amazonas.

A nova lei altera a legislação estadual já existente sobre os direitos da pessoa com autismo, passando a reconhecer oficialmente a alimentação adequada e o acompanhamento nutricional como parte essencial do cuidado integral à saúde dessa população.

Segundo o deputado Felipe Souza, a lei representa um avanço importante na garantia de direitos.

“Estamos reconhecendo que a alimentação e o acompanhamento nutricional fazem parte do tratamento. É mais cuidado, mais qualidade de vida e mais dignidade para as pessoas com autismo e suas famílias”, declarou o deputado.

Na prática, a medida garante que ações voltadas à nutrição passem a fazer parte das políticas públicas direcionadas às pessoas com TEA. Isso inclui acompanhamento por profissionais habilitados, como nutricionistas, além de intervenções específicas baseadas em protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas.

A lei define que a terapia nutricional compreende tanto a promoção de uma alimentação adequada quanto o tratamento de questões relacionadas à nutrição, como seletividade alimentar, deficiências nutricionais, alergias e intolerâncias alimentares, que são comuns em pessoas com autismo.

A aplicação da lei ocorre no âmbito da rede pública de saúde e também orienta a atuação de serviços especializados, garantindo mais segurança e respaldo para famílias e profissionais.

Com a sanção, o Poder Executivo deverá regulamentar os procedimentos necessários para a execução da lei, como a organização dos atendimentos, definição de protocolos e capacitação de equipes.