Luis Suárez foi o grande jogador do Mundial de Clubes 2015, vencido pelo Barcelona neste domingo ao derrotar o River Plate na decisão por 3 a 0. O uruguaio, que já tinha feito os três gols da vitória sobre o Guangzhou Evergrande na semifinal, balançou as redes duas vezes diante dos argentinos e com isso ganhou o prêmio de craque do torneio.
O desempenho no Japão ainda fez com que o atacante alcançasse a marca de um gol por jogo na temporada. Foram 24 gols em 24 jogos disputados desde o mês de agosto. O número supera o dos companheiros Neymar e Messi, que, por conta de lesões, disputaram menos partidas e somam, respectivamente, 16 e 12 gols.
“O importante era conseguir o titulo, esse era o objetivo e conseguimos concluir. Isso é que deixa feliz todos nós. (Pegamos) um time sul-americano, que encurtou bem o espaço. Mas quando Leo (Messi) fez o gol, conseguimos manejar bem o jogo. A maior parte das equipes deixa cair o jogo pelo fim de temporada, mas nós conseguimos nos manter e ser a melhor equipe do mundo”, declarou Suárez logo após a partida.
Com os cinco gols, inéditos em uma mesma edição de Mundial, Suárez se igualou a Messi e Delgado como os maiores goleadores da história da competição. Em decisões, o uruguaio se tornou o terceiro a marcar por duas vezes, ao lado de Messi e Inzaghi.
Foi o quinto título de Suárez com a camisa do Barcelona. O uruguaio venceu o Campeonato Espanhol, a Champions League, a Copa do Rei e a Supercopa Europeia.