Vacina Amazonas: Governo do Estado realiza mutirão para dose de reforço e segunda dose, neste final de semana

Manaus – Um novo mutirão para vacinação contra a Covid-19 será realizado nesta sexta-feira (17) e sábado (18) em Manaus. Dessa vez, será para intensificar a aplicação da dose de reforço e segunda dose de vacina contra a doença. O mutirão ocorrerá em nove pontos estratégicos, onde serão disponibilizados 100 postos para imunização, incluindo escolas públicas. Quem ainda não se vacinou também poderá receber a primeira dose durante a ação.

Os 100 postos de vacinação estarão distribuídos entre o Centro de Convenções de Manaus – Sambódromo; Centro de Convenções Vasco Vasques; Policlínica João dos Santos Braga; Parque Municipal do Idoso; e as Escolas Estaduais Senador Evandro Carrera, Zilda Arns Neumann, Aristóteles Comte de Alencar e Waldocke Fricke, além da Escola Estadual de Tempo Integral Maria Rodrigues Tapajós.
O atendimento nos 100 postos será das 9h às 19h da sexta-feira e das 9h às 18h do sábado. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) também vai ofertar seis pontos estratégicos e postos de vacinação que incluem 31 unidades básicas de saúde.

Quem ainda não se vacinou também poderá receber a primeira dose durante o mutirão

O diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Cristiano Fernandes, destacou que o Sambódromo é o ponto estratégico que vai receber, exclusivamente, a modalidade drive-thru. “A estratégia é manter um espaço concentrando o atendimento para quem tiver acesso a veículos. Mas os demais espaços vão atender pedestres normalmente”, disse.

De acordo com a diretora técnica da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a intensificação da vacinação é uma forma de acelerar o processo de imunização. “Essa é a oportunidade para quem ainda não tomou a segunda dose ou quem vai buscar a dose de reforço da vacina contra contra o novo coronavírus. Sem contar que quem ainda não tomou a primeira dose também poderá se vacinar”, disse.

Quem pode tomar a dose de reforço

A aplicação da terceira dose de vacina contra a Covid-19 é destinada ao público que tomou a segunda dose ou dose única há, pelo menos, seis meses. Inicialmente, será vacinada a população que tenha 70 anos ou mais, incluindo idosos abrigados em instituições de longa permanência. O imunizante será da Pfizer.

De acordo com Cristiano Fernandes, o público inicial da dose de reforço está dentro da faixa etária mais acometida das formas graves da Covid-19. “A escolha desse público é orientação nacional do Ministério da Saúde, que considera a ampliação da resposta do sistema imunológico com doses adicionais de vacinas”, explicou.

Para a aplicação da dose de reforço será usada a mesma carteira de vacinação em que foram registradas a primeira e segunda doses.