A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) disponibilizou, nesta terça-feira (9), a lista oficial de aprovados no Vestibular 2025 – acesso 2026 e no Sistema de Ingresso Seriado (SIS). Logo pela manhã, candidatos e familiares participaram da tradicional Festa da Aprovação, realizada na reitoria da instituição, que contou ainda com apresentação especial do Tubones Coral.
A partir desta quarta-feira (10), inicia-se o processo de convocação e a publicação do edital de matrícula destinado aos novos ingressantes.
Mais de 3,8 mil novos alunos ingressam na UEA em 2026
Para o acesso em 2026, mais de 3,8 mil estudantes devem ingressar na universidade pelo Vestibular e pelo SIS. Neste ano, a UEA alcançou 83.970 inscrições, somando os dois processos seletivos — o maior número registrado em uma década, desde 2015.
O reitor da UEA, professor doutor André Zogahib, destacou que o crescimento das inscrições reforça a relevância da instituição no estado.
“Isso mostra o quanto a UEA tem se colocado como uma universidade de qualidade, determinante para o desenvolvimento do Amazonas e da região Norte. As pessoas buscam a universidade para transformar suas realidades e acreditam que a UEA pode mudar suas vidas por meio da educação”, afirmou.
O diretor em exercício da Comissão Geral de Concursos, professor doutor Jonas Alves, reforçou que o período pós-divulgação marca o início dos procedimentos obrigatórios para matrícula.
“A partir de amanhã começam os envios de documentação, incluindo bancas de verificação, Pessoas com Deficiência e heteroidentificação”, explicou.
Primeira turma de Inteligência Artificial inicia em 2026
Um dos destaques do novo ciclo é o início da primeira turma do curso de Bacharelado em Inteligência Artificial (IA). A formação será oferecida nos municípios de Parintins e Itacoatiara, com 60 vagas, sendo 30 para cada cidade.
Entre os aprovados está Fábio Henrique Gadelha, de 17 anos, selecionado para o polo de Itacoatiara. Ele celebrou a aprovação e disse estar empolgado para seguir na área de tecnologia.
“Estou concluindo o ensino médio em Tecnologia e Informática e quero continuar na área que me apaixonei. Pretendo usar esse conhecimento para contribuir com a sociedade. Estou ansioso para conhecer pessoas novas e viver essa nova fase”, disse.







