quarta-feira, julho 29, 2026
Início Mundo Surto de cólera mata mais de 50 pessoas no Quênia

Surto de cólera mata mais de 50 pessoas no Quênia

Mais de 50 pessoas morreram no Quênia em um surto de cólera, que infectou mais de 2 mil pessoas em dez cidades e várias favelas da capital Nairóbi, informaram hoje os meios de comunicação local.

O jornal Daily Nation informou que o número de mortos pela doença supera os 50, enquanto o Ministério da Saúde queniano assegurou que foram registados 42 mortos e 2.156 casos de cólera entre dezembro, quando começou o surto, e 5 de maio, admitindo o rápido avanço da doença.

Organizações de saúde do país consideram que o avanço da doença, uma infeção diarreica aguda causada pela ingestão de alimentos ou água contaminados deve-se à falta de higiene, especialmente entre as famílias mais pobres.

Os governadores dos municípios de Embu e Meru, onde se registaram várias mortes no fim de semana, disseram ao jornal que estavam trabalhando para prevenir o contágio entre a população.

“Já pedimos às autoridades de saúde que fechem todos os restaurantes e outros estabelecimentos de comida que não cumpram as medidas de limpeza necessárias”, declarou o representante do Ministério da Saúde em Meru, o médico William Muraah.

Até ao momento, registaram-se sete mortes em favelas de Nairóbi, como Kibera, Mukuru e Mathare, entre outros.