30 C
Amazonas
sexta-feira, março 5, 2021

Supera na campanha ‘Janeiro Branco’: pacto pela saúde mental em 2021

O ano de 2021 começa com novos significados, novas perspectivas e uma certeza: precisamos olhar com mais atenção para a nossa saúde física e mental.

A campanha ‘Janeiro branco’, foi criada ainda em 2014 por psicólogos de Minas Gerais e tem como principal objetivo mobilizar a sociedade para a conscientização para o bem estar e a saúde mental no início do ano, um período propício para bons propósitos e mudanças. Neste ano a campanha tem como tema ‘Pacto pela Saúde Mental 2021: como você cuida da sua saúde mental?”.

Por também considerar em seu propósito a qualidade de vida e desenvolvimento do ser humano como um todo, respeitando suas individualidades, o Supera– rede pioneira em Ginástica para o cérebro, apoia essa iniciativa.

Durante todo o mês de janeiro, todas as unidades do Supera estarão funcionando para esclarecer dúvidas sobre o cérebro e a importância de manter a saúde da mente em dia, a partir das atividades de ginástica cerebral. São mais de 400 unidades espalhadas em todos os estados do Brasil.

Saúde mental na pandemia – Ao longo de 2020, o assunto virou rotina em redes sociais, portais e reportagens de TV, afinal, de uma hora para outra, boa parte da população se viu isolada ou impedida de exercer atividades básicas, fundamentais para o seu bem estar e desenvolvimento pessoal. Em um contexto como o que vivemos, entender o conceito de saúde mental é urgente para que a sociedade viva mais feliz e equilibrada, mesmo em meio a situações adversas.

Cuidar da saúde mental, no entanto, é bem mais complexo e envolve questões relacionadas ao ambiente social, equilíbrio emocional, manejo do estresse, mas, também, os estímulos cerebrais certos ao longo da vida “Há evidências crescentes que sugerem que o que fazemos, a variedade e a complexidade crescente do que fazemos em cada etapa da vida tem um impacto sobre o funcionamento do cérebro mais tarde. A forma como você trata seu cérebro hoje pode afetar seus anos de saúde mental e capacidade para o agora”, explica Solange Jacob, Diretora Pedagógica Nacional do Método Supera.

Em outras palavras, cuidar da saúde mental ajuda a prevenir ansiedade, lapsos de memória, fobias, pânicos e depressão; problemas que assolam milhões de pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Desmitificação – Outro ponto importante quando falamos de saúde mental é atrelar este cuidado apenas para pessoas que possuem algum diagnóstico de transtornos psíquicos e não olhar para a prevenção destas patologias, o que aumenta a possibilidade de desenvolver estes transtornos ao longo da vida.

A ginástica cerebral – método pioneiro de estimulação cognitiva idealizado pelo Supera há 14 anos, utiliza diversas ferramentas e dinâmicas para melhorar o desempenho do cérebro e, ao mesmo tempo, desenvolver habilidades socioemocionais essenciais para a saúde mental, como autoestima, autoconfiança; além de lidar de maneira positiva com resoluções de problemas “Nossa missão compreende um país com mais performance e mais capacidade para lidar com adversidades, e uma mente sadia é um caminho seguro para alcançar este objetivo”, concluiu Bárbara Perpétuo, Diretora de Gestão de Franquias do Supera.

Related Articles

Fique conectado

FansLike
FollowersFollow
0FollowersFollow

Outras matérias