22.4 C
Amazonas
quarta-feira, outubro 27, 2021

Escola de Saúde Mental divulga curso para profissionais da saúde

Atualmente, a OMS reconhece o suicídio como um dos maiores problemas de saúde pública e, por isso, a extrema importância no seu processo de prevenção. Só no Brasil, entre 2010 e 2014 foram registradas mais de 50 mil mortes por suicídio que já é considerado uma das principais causas de morte – principalmente entre os jovens de 15 a 24 anos de idade.

Segundo a literatura especializada, o suicídio é um fenômeno complexo e de origem multifatorial, portanto precisa ser visto e compreendido em diferentes aspectos da Saúde Mental, Educação, Segurança Pública, entidades religiosas e unidades de acolhimento.

O Curso Suicídio: amplie sua atuação profissional com uma abordagem prática e realística, é uma iniciativa da Antara Educação em Saúde e tem como objetivo preparar os profissionais de saúde e outras áreas para identificarem fatores de risco e desenvolver estratégias de manejo sobre o comportamento suicida.

INFORMAÇÕES: 

COMO SERÃO AS AULAS:

Encontros Mensais com conceituados especialistas no tema;

As aulas serão online em tempo real com os professores;

Metodologias Ativas: aulas e atividades que colocam o aluno como protagonista no processo de ensino aprendizagem;

Discussão de casos, conversa com o especialista, sala de aula invertida e aprendizagem compartilhada em minigrupos;

O diferencial deste curso é a SIMULAÇÃO REALÍSTICA COM ATORES. Os alunos terão a oportunidade de entrevistar atores que representarão DIFERENTES PERFIS SUICIDAS. Estas entrevistas serão MONITORADAS POR UM MÉDICO PSIQUIATRA especialista em suicídio.

CARGA HORÁRIA: 44h

Aulas às 6ª feiras das 18:00 às 22:00h; e aos sábados das 9:00 às 17:00h.

Duração: 4 meses.

 

OBJETIVOS DO CURSO:

O curso tem como objetivos:

  • Preparar os profissionais de saúde e outras áreas para identificarem fatores de risco e desenvolver estratégias de manejo sobre o comportamento suicida.
  • Desenvolver competências clínicas na abordagem de pacientes com risco de suicídio em vários contextos: atenção básica, serviços de urgência e emergência, hospitais gerais e serviços de saúde mental.
  • Desenvolver competências na abordagem de situações de risco de suicídio em escolas, pessoas em privação de liberdade, vulneráveis e em serviços de assistência social e comunidade em geral.
  • Desenvolver uma visão estratégica da prevenção ao suicídio para atuar na comunidade, igrejas, hospitais, clínicas, consultórios, segurança e empresas.
  • Oferecer instrumentais, permitindo ao participante uma maior eficiência na capacidade de analisar, estruturar e prevenir o suicídio.
  • Integrar os conhecimentos adquiridos à tomada de decisões e propor soluções no campo profissional.

Este curso é categorizado como curso Livre e tem como Base Legal o Decreto Presidencial N° 5.154, de 23 de julho de 2004.

Related Articles

Fique conectado

FansLike
FollowersFollow
0FollowersFollow

Outras matérias