22.7 C
Amazonas
terça-feira, abril 20, 2021

Projeto incentiva leitura de textos com participação dos pais nas escolas

Está tramitando na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) um Projeto de Lei de autoria da deputada Therezinha Ruiz (PSDB) instituindo o Programa de Incentivo da Literacia nas escolas estaduais, isto é, atividades envolvendo a leitura, compreensão e escrita de textos.

Segundo o Projeto de Lei nº 409/2020, a ideia é que as escolas e bibliotecas dediquem um dia de atividades que protagonizem o livro, a leitura e a escrita. “Entre as atividades podem ser contos de histórias, palestras e debates com autores, oficinas de escrita e ilustração, feiras de livro, concursos literários, doação e troca de livros, apresentação de filmes que retratem a importância da literatura, da leitura e da escrita, realização de clubes de leitura e declamação de poemas, por exemplo”, citou a deputada.

Therezinha também destaca como fundamental o envolvimento dos pais e responsáveis nestas atividades. “Com a participação dos pais e responsáveis pelos alunos, como forma de levar o hábito da leitura e da escrita para as famílias e seus lares”, afirmou.

Dados apontados pela 5ª Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, coordenada pelo Instituto Pró-Livro em parceria com o Itaú Cultural e realizada pelo Ibope, mostram que que diminuiu de 56% para 52% o número de leitores no Brasil. Entre os motivos estão: falta de tempo (34%), não gosta (28%), não tem paciência (14%), prefere outras atividades (8%), tem dificuldade para ler (6%).

Por outro lado, se a quantidade de adultos com hábito da leitura diminuiu, aumentou o de crianças leitoras entre os 5 e 10 anos. O problema é que, de acordo com a pesquisa, conforme vão crescendo, as crianças abandonam o hábito de ler, por isso o projeto pode ajudar a mudar o quadro de leitura entre os adultos no Brasil do futuro.

Related Articles

Fique conectado

FansLike
FollowersFollow
0FollowersFollow

Outras matérias