23.9 C
Amazonas
segunda-feira, maio 17, 2021

Adjuto Afonso defende plano de recuperação de créditos da Suhab e mais anistia em operações da Afeam

O deputado Adjuto Afonso (PDT) defendeu na terça-feira, 27, durante pronunciamento, duas iniciativas do Executivo que contribuem para melhorar setores estratégicos. Trata-se da Instituição dos Planos de Recuperação de Créditos Habitacionais e de Regularização de Titularidade de Imóveis da Superintendência Estadual de Habitação (Suhab) e da concessão de anistia de dívidas de operações de crédito realizadas pela Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) em programas de incentivo ao setor primário.

“Uma matéria trata da recuperação de crédito da Suhab, habitacionais, regularizar muitas pessoas que hoje estão inadimplentes, a outra trata de uma anistia junto à Afeam para o Procalcário, a essas pessoas que tiveram problemas de financiamento com a Afeam. Dada a importância, sabendo da necessidade dessas matérias, eu vou pedir em regime de urgência para que possamos votar o mais rápido possível”, destacou o parlamentar.  

A mensagem referente à Suhab, avalia que ante a situação econômica atual, 27,7% do total de tomadores de financiamento encontram-se inadimplentes, percentual que corresponde ao montante de 9.957 mil contratos de financiamentos com parcelas vencidas, o que acarreta na redução de receitas do orgãos e compromete o desenvolvimento de atividades inerentes à Política Estadual de Habitação.

No que diz respeito à Afeam, a mensagem governamental dispõe sobre a concessão de dívidas de operações de crédito no âmbito do Programa para o Incentivo à Utilização de Máquinas e Equipamentos Agrícolas (Promecanização) e do Programa de Incentivo ao Uso do Calcário na Correção do Solo (Procalcário), junto aos produtores rurais. O objetivo é reduzir os efeitos causados pela enchente de 2021 e pela pandemia do Covid 19, no meio rural, que vitimou trabalhadores, ocasionando impacto nas atividades econômicas do setor.

Related Articles

Fique conectado

FansLike
FollowersFollow
0FollowersFollow

Outras matérias