21.8 C
Amazonas
sábado, dezembro 4, 2021

Unidades prisionais receberam palestras sobre Direitos e Deveres e Educação Cívica

Desde segunda-feira (23/08), a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) vem realizando palestras sobre Direitos e Deveres e Educação Cívica para os reeducandos das unidades prisionais da capital e do interior. A programação faz parte da “Semana do Presidiário”, que visa proporcionar cidadania, conhecimento sobre leis e o bom comportamento em sociedade.

As palestras são ministradas por profissionais da Seap e equipe social das empresas cogestoras e são coordenadas pelo Departamento de Reintegração Social e Capacitação (Deresc). Até agora, o Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj); o Instituto Penal Antônio Trindade (IPAT); o Centro de Detenção Feminino (CDF), a Unidade Prisional do Puraquequara (UPP) e a Unidade Prisional de Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus), além dos dois Centros de Detenção Provisória de Manaus 1 e 2 (CDPMs 1 e 2), estão recebendo essa sequência de atividades.

Na quarta-feira (25/08), foi a vez do público LGBTQIA+ do CDPM 2 receber a palestra. Cerca de 20 reeducandos do grupo realizaram musicoterapia e debateram assuntos sobre habilidades sociais, bem como também puderam esclarecer suas dúvidas e obter conhecimento sobre as leis de inclusão e amparo social.

O gerente de ressocialização da cogestora New Life Gestão Prisional, Alexandre Calixto, salienta que, na Semana do Presidiário, são enfatizadas as atividades realizadas ao longo do ano. “Essa é uma semana dedicada a lembrar e celebrar a ética e os valores adquiridos graças à mudança que transformou um sistema punitivo em um sistema mais humano, em que é preservada a dignidade humana por meio da educação, do trabalho e da aproximação da família”.

Continuidade – As palestras continuaram ocorrendo nas unidades e abrangendo o público carcerário até o encerramento da programação, que ocorreu na sexta-feira (27/08).

 

 

 

Related Articles

Fique conectado

FansLike
FollowersFollow
0FollowersFollow

Outras matérias