21.8 C
Amazonas
sábado, dezembro 4, 2021

PC-AM destaca trabalho realizado pela Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso

Visando proteger e defender os direitos da pessoa idosa, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) destaca o trabalho desempenhado pela Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI), que atua diretamente como um amparo à essa população, bem como na apuração e repressão de crimes que afetam diariamente a vida dessas pessoas.

A unidade especializada está situada na rua do Comércio, 270, bairro Parque Dez de Novembro, zona centro-sul da capital, e é responsável por registrar ocorrências policiais de infrações contra pessoas idosas e investigar situações em que essas vítimas são desamparadas e colocadas em situações de risco ou descaso, geralmente por familiares.

Conforme a delegada Andrea Nascimento, titular da DECCI, o trabalho da Especializada tem como função primordial, apurar, investigar e instaurar os procedimentos criminais, referentes às infrações praticadas contra pessoas acima de 60 anos.

“A competência da delegacia é investigar todo e qualquer crime previsto no Estatuto do Idoso, ou outros crimes previstos em outras legislações, mas desde que ocorram em âmbito familiar e estejam vinculados à pessoa idosa”, esclareceu a delegada.

A autoridade policial detalhou que o trabalho realizado pela Especializada tem como o principal objetivo verificar a situação em que o idoso se encontra, analisando as condições de vida em que a vítima se encontra. “Esse trabalho é fundamental, pois é a partir dele que verificamos a condição da pessoa idosa, para darmos andamento nos procedimentos”, salientou Andrea.

A titular da DECCI ressalta ainda que cabe também à delegacia realizar a orientação às vítimas, além de encaminhá-las ao atendimento psicossocial por meio do Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Cipdi).

“Em casos específicos, essas pessoas vitimadas por esses crimes também são encaminhadas pela nossa equipe a outros órgãos da rede de proteção, quando constatamos a necessidade”, disse.

Registro de Ocorrência – O Boletim de Ocorrência pode ser registrado na DECCI, na unidade policial mais próxima de onde o crime aconteceu, ou ainda, pela Delegacia Virtual (Devir), pelo endereço eletrônico: https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/.

As denúncias também podem ser realizadas pelo número 181, o disque-denúncia da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM). Com informações de assessoria de SSP-AM.

Related Articles

Fique conectado

FansLike
FollowersFollow
0FollowersFollow

Outras matérias