Novo segmento dos maduros transforma a ideia de longevidade

A população passa por um processo de envelhecimento e a pirâmide etária mundial aos poucos é invertida. Segundo estudos da consultoria Hype50+, feito com apoio da MV Marketing, agência especializada no público prateado, no Brasil o número de pessoas 60+ já é maior do que crianças menores do que 5 anos. Porém, a maioria da população e das empresas desconhece quem são eles, onde estão e o que querem.   

A ideia de longevidade mudou. Hoje, a geração que enfrentou tantas mudanças sociais e tecnológicas, como a contracultura ou a evolução dos computadores para os smarthphones, chega aos 50+ cheia de energia, pronta para participar e se adaptar às mudanças do mundo.  

A nova fase é agitada e cheia de oportunidades. O seu comportamento, as suas necessidades e desejos são outros e um dos pontos que se destacam é o engajamento com a tecnologia. Ela não é mais um problema e, sim, uma aliada para os maduros. Eles estão nas redes sociais, nos games, nos computadores, fazem pesquisas na internet, utilizam aplicativos que facilitam o dia-a-dia e muito mais. O Hype50+ também mostra que 92% dos prateados possuem smartphone, 71% dos brasileiros 55+ se consideram digitais, e apenas 10% declaram não estar em nenhuma rede social.  

A preocupação com a saúde e bem-estar é outro ponto em alta. O prateado hoje encara as idas ao médico ou uso de medicamentos como autocuidado. Ele ainda é ativo para trabalhar, consumir e interagir com o social. O segmento já movimenta mais de 3 trilhões de reais só no Brasil. Eles frequentam bares, shoppings, praças, restaurantes e querem participar da movimentação da cidade.  

Pela primeira vez eles estão abertos a novas experiências e a sair de sua zona de conforto. Segundo Bete Marin, sócia e co-fundadora da MV Marketing e da consultoria Hype50+: “É a geração rock in roll que chega à maturidade quebrando os paradigmas: lutam para manter seu espaço no mundo dos negócios, querem se manter ativos, com mais energia, preocupados com um estilo de vida saudável, com atividades físicas e sociais, viajam, fazem cursos, participam de grupos. Questionam seu estilo de vida, sua moradia, promovem mudanças para manter sua liberdade, seu conforto, primam por facilidades e segurança. ” 

O segmento dos maduros é um grupo diverso e cada faixa etária tem a sua devida particularidade. É a geração dos Baby Boomers que chega para transformar os hábitos e a ideia de longevidade. O aumento da expectativa de vida no mundo evidencia o quanto é necessário entender e ressignificar.  

A maioria das empresas deixa o público de lado na hora das campanhas ou da comunicação com os seus seguidores. É necessário entender que em um futuro próximo, a população vai ser predominantemente prateada, para então passar a conhece-los. Os maduros hoje buscam por acolhimento, respeito, credibilidade, fidelidade, informações claras, identificação e acima de tudo, visibilidade e a valorização de suas histórias.  

Sobre a MV Marketing  

Uma agência digital disruptiva na economia prateada que iniciou sua operação em 2020, após dois anos como Spin-off do Hype50+, sob o comando de Bete Marin e de Camilla Alves, duas mulheres que têm em comum a paixão pela tecnologia, guiada por dados, foco em resultado e comprometimento com a comunicação inclusiva. Esta é a MV Marketing, especializada e pioneira no mercado prateado.   

Ao acreditar na inclusão e na diversidade como peças fundamentais para uma sociedade justa e equilibrada, tem como seu propósito dar visibilidade aos consumidores maduros que se sentem excluídos das estratégias de marketing e, dessa forma, entregar resultados para os clientes. https://mvmarketing.com.br/