Entre os dias 5 e 8 de novembro de 2025, Manaus sedia a 13.ª edição do Encontro Nacional do Colégio de Ouvidores Judiciais (Cojud). A Ouvidoria-Geral do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM) é a anfitriã na edição do segundo semestre de 2025 do evento que reúne representantes das ouvidorias dos tribunais de justiça estaduais, regionais federais e militares.
Serão 43 representantes de tribunais de 23 estados brasileiros que vão debater as boas práticas e a uniformidade de procedimentos na gestão das ouvidorias judiciais. O objetivo é colaborar com um Poder Judiciário mais eficiente, colaborativo, transparente, ético e responsável, com ênfase no relacionamento com os cidadãos.
Para o desembargador Abraham Peixoto, o encontro é importante, pois reúne ouvidores e profissionais comprometidos com a escuta qualificada, com a transparência e o fortalecimento da cidadania no âmbito do Poder Judiciário e das instituições públicas.
“Estamos em um momento em que a escuta ativa, o diálogo aberto e a participação social se tornam ainda mais essenciais para a construção de uma Justiça acessível, eficiente e humana, e é justamente esse o espírito que nos move neste evento: refletir, compartilhar experiências e promover o aperfeiçoamento contínuo das ouvidorias”, destacou o desembargador ouvidor-geral do TJAM.
O colegiado nacional
O Colégio de Ouvidores Judiciais foi fundado em março de 2015 e agrega magistrados dos Tribunais de Justiça estaduais, dos Tribunais Regionais Federais e dos Tribunais Militares, que estejam no cargo de ouvidor, com intuito de incentivar a integração das Ouvidorias Judiciais de todo o país.
Atualmente, é presidido pelo desembargador Altair de Lemos Júnior, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS). Compõem o corpo diretivo o desembargador Abraham Peixoto Campos Filho, como 1.º vice-presidente; o desembargador Eduardo Sertório, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), como 2.º vice-presidente; o desembargador Afonso Faro, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), como 1.º secretário; e o desembargador Flávio Boson, do Tribunal Regional Federal da 6.ª Região (TRF6), como 2.º secretário.
A do encontro aconteceu em março deste ano em Recife e foi marcada pelo debate de boas práticas com ênfase no relacionamento entre o Poder Judiciário e os cidadãos, além de comemorar os 10 anos de criação do colegiado.








