Dra. Mayara participa da cerimônia de posse da estudante da Escola Estadual Ruy Araújo no Parlamento Jovem 2025

A deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro Reis (Republicanos), participou nesta quinta-feira (18/9), da cerimônia de posse dos estudantes eleitos para a 17ª edição do Programa Parlamento Jovem. O evento realizado no Plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) reuniu estudantes, familiares e deputados estaduais.

Para Dra. Mayara, o Parlamento Jovem reforça o compromisso da Aleam com a educação e a formação política dos jovens estudantes amazonenses.

“É com muita alegria que recebemos esses jovens na Casa do povo, que é a Assembleia Legislativa. O projeto oferece a eles, um leque de conhecimentos sobre o trabalho realizado por nós deputados, desmistificando muito do que ouviram e despertando neles a consciência de que fazer política é trabalhar em benefício do povo” enfatizou, a parlamentar.

Além da posse dos jovens deputados, foi realizada a eleição da Mesa Diretora e composição da mesa para seguimento da Sessão Plenária, de acordo com os ritos regimentais do Poder Legislativo.

O Parlamento Jovem é coordenado pela gerência de Educação Cidadã da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc) e tem sido fundamental na formação de novos líderes e cidadãos.

E, para acompanhar a rotina de trabalhos da deputada Dra. Mayara, a estudante eleita foi Mikaella da Silva Bulcão. A jovem de 16 anos é aluna do Segundo Ano do Ensino Médio da Escola Estadual Ruy Araújo, situada no bairro Cachoeirinha, Zona Sul de Manaus.

Para a Jovem Parlamentar, a experiência se torna muito interessante ao trazer conhecimentos sobre o trabalho dos deputados e o funcionamento da ALEAM.

“O Parlamento jovem é um programa de extrema importância para os jovens, pelo conhecimento que ele traz e como a gente consegue ser introduzido nesse meio para aprender mais, para entender como funciona, para conhecer de perto o trabalho dos deputados e o funcionamento da Casa. Para mim, é uma honra e está sendo muito interessante poder participar do projeto” destacou, a estudante.

Ao recepcionar Mikaella, Dra. Mayara enfatizou a necessidade da presença dos jovens na política do Estado.

“A aproximação do jovem com a política é extremamente relevante. Precisamos formar novos líderes, homens e mulheres que entendam a importância e os efeitos do trabalho de um parlamentar na vida da população. Eu entrei na política jovem e quando vejo estudantes conscientes e engajados renovo a esperança de um futuro político comprometido com o coletivo, com o povo” enfatizou, a deputada.

A edição do Parlamento Jovem 2025 encerra no dia 26 de setembro. Até lá, os jovens deputados vão vivenciar a rotina do deputado na ALEAM e ter várias experiências práticas participando de Sessões Plenárias, debates em Comissões, elaborando e defendendo Projetos de Lei, além de outras atividades.

Como são eleitos os Jovens Parlamentares e quem são eles?

Durante a realização do projeto, estudantes de escolas estaduais visitam a estrutura da Aleam e participam de palestras sobre a Constituição Federal, ética, cidadania e voto consciente. No final das atividades, os alunos elegem um representante para atuar simbolicamente como deputado estadual.

Os estudantes eleitos para o Parlamento Jovem 2025 e suas respectivas escolas são:

Ana Clara Ferreira Machado – Escola Estadual Senador Petrônio Portella;

Carlos Eduardo Brasil – Escola Estadual Professora Ondina de Paula Ribeiro;

Claudius D’Artagnan Cruz dos Santos – CETI Engenheiro Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo;

Enzo Santos do Nascimento – CETI Gilberto Mestrinho;

Ester de Souza Messias – Escola Estadual Antogildo Pascoal Viana;

Gercivaldo Emmanuel Marinho de Souza – Escola Estadual São Luiz de Gonzaga;

Keren Evellyne Lemos Soares – Escola Estadual Antônio Bittencourt;

Keven William Prestes Lima – Colégio Amazonense Dom Pedro II;

Kézia Nascimento de Abreu Leal – Escola Estadual Ângelo Ramazzotti.

Letícia Eduarda Souza da Costa – Escola Estadual Professor Octávio Mourão;

Letícia Cavalcante de Souza Rocha – Centro de Educação José Roberto Tadros (Sesc);

Luis Felipe Neves de Oliveira – Escola Estadual Desembargador André Vidal de Araújo;

Luiz Henrique Meenteles Ferreira – Escola Estadual Padre Pedro Gislandy;

Luiz Samuel Costa Buzaglo – Escola Estadual Maria Amélia do Espírito Santo;

Maria Eduarda Moura – Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida;

Ronald Cícílio Quintelo dos Santos – CETI Arthur Virgílio Filho;

Sanielly Oliveira Cid – Escola Estadual Professora Diana Pinheiro;

Talyson Vitor Sales da Encarnação – Escola Estadual Professor Cleomenes do Carmo Chaves;

Ynanni Fernanda Sarmento da Silva – Escola Estadual Dom Milton Corrêa Pereira;