No dia junho de 2021, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), segundo informações publicadas nesta terça-feira, 13, pelo Metrópoles, vistoriou e carimbou como “boa” a ponte sobre o Rio Autaz-Mirim, altura do quilômetro 25 da BR-319.
Resultado: 18 meses depois, ou seja, na noite do dia 09 de novembro de 2022, a ponte, desabou. Ao contrário da ponte sobre o rio Curuça, que desabou 10 dias antes, e que resultou em três mortes, não houve vítimas.
Segundo o Metrópoles, as estruturas da ponte sobre o Rio Autaz-Mirim foi classificada como “quatro” – aquelas em que existem alguns danos, mas não há sinais de que estejam gerando insuficiência estrutural.
Na avaliação do Dnit, a ponte sobre o Rio Autaz-Mirim foi classificada como “boa” um ano antes de cair.
A outra ponte, sobre o rio Curuça, recebeu nota “três” – estruturas que possuem alguma insuficiência estrutural, mas que não apresentam comprometimento na estabilidade. Nem por isso deixou de cair, resultando na morte de três pessoas.
De acordo com o site, o Dnit realiza vistorias a cada dois anos em pontes, tunéis e viadutos – as chamadas “obras de arte de engenharia” para definir onde devem ser feitas intervenções prioritárias.