Nesta terça-feira (22/7), durante o 2º Fórum de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, a deputada estadual Mayra Dias (Avante) celebrou os dois anos de atuação do Ronda Maria da Penha em Parintins (distante a 369 quilômetros de Manaus) e defendeu a expansão do programa para outros municípios do Amazonas.
O evento, realizado no Centro do Idoso Pastor Lessa, em Parintins, marcou os dois anos de operação do Ronda Maria da Penha no muicípio e contou com a presença da titular da Delegacia Especializada de Parintins, Marna de Miranda; do subcomandante do 11º Batalhão da Polícia Militar de Parintins, Major Ricardo Viana; de representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação (Semasth) e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS AD), entre outras autoridades.
A Ronda foi implantada em Parintins no dia 10 de julho de 2023, por meio de solicitação da deputada Mayra, que apresentou o Requerimento nº 2.648/2023 à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). No documento, a parlamentar também solicitou a implantação do projeto em outros municípios do estado, como Manacapuru, Itacoatiara, Tabatinga, Tefé, Lábrea, Eirunepé, Humaitá, Coari e São Gabriel da Cachoeira.
O policiamento especializado atua com visitas comunitárias, fiscalização de medidas protetivas e ações educativas de conscientização nas escolas. A base legal do programa é a Lei Maria da Penha (nº 11.340/2006), que completa 19 anos em agosto.
De junho de 2023 a maio de 2025, os dados revelam avanços importantes: aumento de 137% no cumprimento de flagrantes por descumprimento de medidas protetivas e de 31% nos atendimentos a ocorrências de violência doméstica. Os números refletem maior confiança da população nas instituições de apoio às mulheres.
Durante o evento, Mayra recebeu um certificado em reconhecimento a sua contribuição no fortalecimento da Ronda. “Essa é uma luta diária. Desde que assumi o mandato, defendo a expansão da Ronda Maria da Penha para o interior. Não podia ficar restrita à capital. As mulheres do interior também precisam de proteção”, destacou.