A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar deu início, nesta terça-feira (15/07), à Formação Continuada em Apropriação de Resultados e Intervenção Pedagógica, referentes às provas do Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (Sadeam), aplicadas em 2024.
O evento, realizado no Centro de Convenções do Manaus Plaza Shopping, localizado na zona centro-sul de Manaus, reuniu coordenadores distritais e regionais, diretores de escola e pedagogos da secretaria estadual e municipais de educação de todo o Amazonas.
Realizado anualmente, o Sadeam permite a avaliação do desempenho individual e coletivo dos estudantes amazonenses. Os números e dados estatísticos obtidos por meio da avaliação servem como subsídio para a gestão institucional, no que se refere a definições de políticas públicas educacionais e ao acompanhamento da evolução do desempenho dos estudantes.
Mais de 56 mil alunos da rede pública, estadual e municipais, realizaram o Sadeam em 2024. Em parceria com a Secretaria de Educação, o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), foi o responsável por condensar os dados obtidos em estatísticas educacionais.
De acordo com a secretária executiva adjunta Pedagógica da Secretaria de Educação, Georgete Borges, a partir da interpretação das estatísticas educacionais, os profissionais que estão participando da formação podem pensar em estratégias a serem implementadas em seus municípios para que os índices de educação avancem cada vez mais.
“Todos precisam estar envolvidos, todos precisam entender os números e todos precisam pensar em uma estratégia para a melhoria do processo de ensino aprendizagem”, ressaltou a secretária.
Cronograma de atividades
A formação continuada tem programação até a quinta-feira (17/05). Neste primeiro dia, houve a apresentação dos resultados do último Sadeam, além de uma palestra que debateu a intervenção pedagógica a partir destes resultados, e como a análise dos dados podem ser úteis para a preparação dos alunos para a próxima avaliação. O primeiro dia encerrou com outra palestra, abordando o fortalecimento da cultura do uso dos resultados do Sadeam nas escolas.
Na quarta-feira, o evento segue com oficinas sobre o protocolo para a apropriação dos resultados do Sadeam. De acordo com a gerente da Gerência de Avaliação da Aprendizagem e Desempenho (Gaade), Nelyzabel Barros, toda a formação auxilia no processo de reorientação do planejamento escolar.
“É importante que os profissionais da educação participem para que eles tenham conhecimento de como está o seu município, a sua escola, a sua coordenadoria, e em cima desses resultados saber de que forma podem ser melhorada as habilidades dentro da escola”, ressaltou a gerente.
Com a presença de profissionais da educação de todo o Amazonas, a formação também é uma oportunidade para a troca de experiências. A pedagoga da Escola Estadual (EE) Hermógenes Saraiva, localizada no município de Caapiranga (distante a 134 quilômetros da capital), Lorena Lima, veio para Manaus para participar da formação e pretende voltar para a escola compartilhando todo o conhecimento adquirido.
“A importância de eu estar participando desta formação é que, na verdade, todo esse conhecimento vai, de alguma forma, subsidiar todo um trabalho voltado para as práticas de aprendizagem, porque de fato é importante não só conhecer, mas levar ele para a prática da sala de aula”, finaliza a pedagoga.