O primeiro Dia da Família, ação social promovida neste sábado (19 de abril) pelo vereador Raiff Matos (PL), foi um sucesso. Realizado na Nova Igreja Batista, no bairro Cidade de Deus, a ação social contabilizou 350 atendimentos, com serviços realizados em diversas áreas como saúde, assistência social, estética e orientação jurídica, garantindo dignidade e cuidado para dezenas de famílias da zona Norte de Manaus.
A comunidade teve acesso gratuito a atendimentos médicos, odontológicos, oftalmológicos, com nutricionista, técnica de enfermagem, psicólogo, além de serviços de massoterapia, cabeleireiro, design de sobrancelhas e orientações jurídicas, incluindo apoio sobre aposentadorias. A Defensoria Pública e a concessionária Águas de Manaus também prestaram outros atendimentos, com serviços como troca de titularidade, tarifa social e renegociação de débitos.
Para Raiff Matos, a ação superou todas as expectativas.
“A expectativa foi correspondida, graças a Deus. Fizemos uma ampla divulgação nas redes sociais, com moto-volante e boca a boca, com o apoio dos próprios membros da igreja. Mesmo sendo feriado, o público compareceu em peso e foi um ambiente muito confortável, com todos os atendimentos funcionando”, disse o vereador.
Os serviços mais procurados foram corte de cabelo, atendimento médico e odontológico e serviços estéticos.
“A tendência agora, com a experiência desse primeiro evento, é ampliar para outros bairros e igrejas filhas da Nova Igreja Batista e, quem sabe, até para municípios do interior. A ideia é tornar o Dia da Família um evento mensal, podendo até ser quinzenal, conforme as parcerias que formos conquistando”, adiantou o vereador.
Participantes comentam ação social
Entre os atendidos, a senhora Lenita Severiano da Costa, moradora da rua Tucanuçu, no bairro Cidade de Deus há quase 18 anos, celebrou a oportunidade.
“Pra ser sincera, é a primeira vez que vejo uma ação assim aqui. A gente está muito carente dessas coisas. Vim atrás de dentista, oftalmologista e clínico geral para meus filhos. Fiquei sabendo por um grupo de WhatsApp e já estou avisando todo mundo. Só achei que poderia ter também atendimento para tirar identidade, porque estamos precisando agendar”, comentou.
A moradora Melissa Aragão, da rua Beija-Flor, procurou o estande da Águas de Manaus para tirar dúvidas sobre a tarifa social.
“Queria saber se me enquadro para receber o benefício. Isso já vai ajudar bastante lá em casa”, disse.
Já Sandra Souza, da rua Bem-te-vi, buscou a Defensoria Pública para resolver um problema documental.
“Mudei meu nome para casada e preciso corrigir o registro do meu filho antes de tirar a identidade dele. Aqui me orientaram certinho sobre como fazer isso.”
O pastor Gleison Assem, responsável pela Nova Igreja Batista – Cidade de Deus, também destacou a importância da ação.
“Nós entendemos que a vida é um presente de Deus, e sem saúde não conseguimos viver plenamente. Jesus morreu para nos dar vida em abundância, uma vida completa e saudável. Ter essa ação social aqui, promovida pelo vereador Raiff Matos, é motivo de muita gratidão para nossa igreja e para toda a comunidade. Isso amplia nossa possibilidade de viver com dignidade e saúde”, disse.
Parcerias voluntárias
O evento também contou com a parceria da Associação de Saúde Solidária da Amazônia (Assam), dentre outras instituições que se voluntariaram na força-tarefa em prol dos moradores do bairro.
Segundo o diretor-presidente da entidade, Ricardo Aguiar, a Assam é fruto do esforço de três amigos que decidiram devolver à sociedade um pouco do que ela precisa: saúde de qualidade. Ricardo disse que na unidade móvel de atendimento é possível contar com o mesmo padrão que você vê nas maiores clínicas das maiores redes de saúde, sendo proporcionado de maneira gratuita para a população amazonense.
“Atendemos toda a parte de odontologia, desde odontopediatria até melhor idade, com prótese, implantes, restaurações e serviços básicos. Temos parceria com a Ótica Nogueira para atendimento oftalmológico e fornecimento de lentes. Fazemos ações planejadas com no mínimo 90 dias de antecedência, em parceria com igrejas e entidades públicas, para alcançar quem não teria oportunidade de pagar por esse tipo de atendimento”, explicou.
Com um ambiente acolhedor e estrutura eficiente, o Dia da Família demonstrou que políticas públicas podem ser levadas com organização, escuta ativa e cuidado direto com as pessoas.
“Essa foi só a primeira. Vem muito mais por aí”, celebrou o vereador Raiff Matos.