O 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado Adjuto Afonso (União Brasil), recebeu, na manhã desta quinta-feira (10/4), o embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, em visita oficial à sede do Parlamento Estadual. O encontro foi realizado na Presidência da Casa e reforça os laços de cooperação institucional entre o Amazonas e o país europeu, com foco em futuras parcerias culturais, econômicas e educacionais.
A comitiva diplomática italiana foi composta, ainda, pelo secretário da Embaixada da Itália no Brasil, Andrea Desogus; pelo cônsul honorário da Itália em Manaus, Mário Robustelli; e pelo assistente do Consulado, Matheus Robustelli.
Durante o encontro, o deputado Adjuto Afonso destacou a importância do intercâmbio com países parceiros que reconhecem o potencial econômico, cultural e ambiental da Amazônia. “É uma honra receber o embaixador Alessandro Cortese e sua equipe na Assembleia. Essa visita é uma oportunidade de estreitar relações, abrir caminhos para cooperação bilateral e apresentar as potencialidades do nosso estado, especialmente nas áreas de desenvolvimento sustentável, turismo e cultura”, afirmou.
O embaixador Alessandro Cortese assumiu o posto em Brasília no dia 2 de outubro de 2023 e possui uma longa trajetória na diplomacia internacional. Nascido em Roma, é formado em Direito pela Universidade “La Sapienza” e ingressou na carreira diplomática em 1986. Ao longo de quase quatro décadas, atuou em diferentes frentes do Ministério das Relações Exteriores da Itália e representações na África do Sul, Bélgica, Canadá e Áustria, além de ter exercido funções estratégicas junto à União Europeia, à Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) e às Organizações Internacionais em Viena.
A visita do embaixador à Aleam faz parte de uma agenda institucional em Manaus, onde o diplomata busca estreitar o diálogo com autoridades locais e conhecer de perto o potencial e os desafios da região amazônica. Para Adjuto Afonso, a aproximação com representações internacionais fortalece o papel do Parlamento estadual como articulador de políticas públicas e iniciativas que promovam o desenvolvimento regional com responsabilidade e cooperação internacional.