A líder comunitária Sammya Costa Maciel, de 45 anos, veio a óbito no início da noite desta quarta-feira (19). Ela foi vítima fatal de um desmoronamento de terras, ocasionado pelas fortes chuvas, que soterrou seis pessoas e destruiu quatro casas no bairro Fazendinha II, zona Norte de Manaus.
Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que a líder comunitária deu entrada no Hospital e Pronto-Socorro Platão Bezerra de Araújo já sem vida. A confirmação do óbito gerou comoção e revolta entre os moradores. De acordo com as informações, Sammya não morava próximo a área soterrada, contudo ela estava no local tentando evitar um desastre.
Vídeos divulgados nas redes sociais revelam os próprios moradores tentando resgatar as vítimas do desmoronamento, enquanto o resgate estava a caminho. O eletricista Josinei da Costa Macedo, de 48 anos, foi um deles e narra os momentos de desespero e corrida contra o tempo.
Apesar de todos os esforços, a última vítima estava com os membros inferiores debaixo de muitos escombros, dificultando o resgate.
De acordo com informações do comandante Muniz, comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amazonas (CBMAM), o desmoronamento ocasionou seis vítimas, sendo três adultos e três crianças. Todas as vítimas foram resgatadas, receberam os primeiros socorros e foram encaminhadas para unidades hospitalares da capital. No entanto, Sammy não resistiu e veio a óbito.
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amazonas (CBMAM), a Defesa Civil de Manaus, a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Polícia Militar do Estado do Amazonas (PMAM) estiveram no local para prestar assistência às famílias atingidas. O local foi isolado pelo Corpo de Bombeiros, sob o risco de novos deslizamentos na área. As vinte famílias que moram na região serão direcionadas para abrigos ou casas de seus familiares.
Fonte: Acrítica






