Dois membros de um grupo criminoso formado por ex-funcionários de uma concessionária foram presos suspeito de um esquema que resultou na subtração de 34 veículos, causando prejuízo superior a R$ 5,4 milhões, em Manaus. Os presos foram identificados como Gaio Ribeiro Farias, gerente de avaliação e responsável pelos repasses dos veículos, e Murilo de Oliveira Maquine, apontado como líder do grupo criminoso. Outros envolvidos estão sendo investigados.
A prisão aconteceu na segunda-feira (24) durante a deflagração da Operação Proditores da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV).
De acordo com o delegado Rodrigo Barreto, titular da DERFV, a fraude foi descoberta em dezembro de 2024, quando a concessionária verificou o desfalque de 34 veículos, sendo que 10 deles já haviam sido vendidos.
Diante dos fatos, foram solicitados à Justiça os mandados de prisão preventiva e temporária, além de mandados de busca e apreensão, os quais foram deferidos. As ordens judiciais foram cumpridas nas residências e estabelecimentos comerciais dos envolvidos. Durante a operação, 16 veículos foram recuperados.
Segundo a autoridade policial, o grupo, liderado por Ivan, ex-gerente da concessionária, desvinculou-se da empresa e fundou sua própria loja, a Aguiar Veículos, com o intuito de revender os carros furtados.
Ivan e outros membros recrutaram ex-funcionários da concessionária, falsificando registros de entrada e saída de veículos e alterando inventários e auditorias mensais.
Rodrigo Barreto explicou que esquema envolvia a venda de veículos entregues por compradores de carros novos, que eram desviados para loja de Ivan. Parte do valor obtido com a revenda dos veículos era repassada ao gerente da concessionária, que não pagava pela mercadoria. O crime teve um impacto significativo, afetando a concessionária e compradores que adquiriram veículos roubados.
Procurado
Ivan Carlos Lopes Pereira, está sendo procurado, ele recebia os veículos desviados. Em seu nome há mais de 60 Boletins de Ocorrência (BOs). Além disso, novas vítimas, incluindo uma locadora e uma concessionária de veículos. Até o momento, estima-se que Ivan seja responsável pelo desaparecimento de aproximadamente 140 veículos.
Procedimentos
Gaio e Murilo responderão por estelionato e furto, eles estão à disposição do Poder Judiciário.