O deputado estadual Comandante Dan (Podemos) defendeu, durante a Sessão Plenária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta segunda-feira (24/2), a adoção de um plano para uma nova ordem econômica aos municípios da Região Metropolitana de Manaus. A fala se deu depois que o parlamentar esteve durante o final de semana nas cidades de Presidente Figueiredo, Careiro da Várzea, Careiro Castanho, Rio Preto da Eva e Iranduba.
“A Região Metropolitana de Manaus reúne 65% de toda a população do Amazonas, concentrando quase 2 milhões e 800 cidadãos. É inconcebível que a economia gire exclusivamente em torno da matriz de atividades de Manaus. Há vocações naturais do interior, como a pesca, a agricultura de várzea, a agroindústria e o turismo, que precisam ser incentivados, não por atividades de ocasião, mas por planejamentos consistentes, seguidos de ações efetivas, inclusive de financiamento e assistência técnica, com reforço nas condições logísticas da região”, afirmou o deputado.
Durante a viagem, Dan Câmara se reuniu com as lideranças locais e com a população. Em todos os encontros, a presença do segmento de pesca foi expressiva. Segundo o deputado, eles se ressentem da necessidade de apoio para o armazenamento e o beneficiamento do pescado.
“Precisamos democratizar o acesso aos frigoríficos e implantar indústria cooperativas de beneficiamento do pescado. Tenho convicção que a pesca dos nossos ribeirinhos, além de não predatória, pode significar muito para a economia do Estado. Detentores da maior bacia hidrográfica do país, não somos os maiores produtores de pescado da Região Norte. Falta incentivo aos pescadores, inovação tecnológica e assistência técnica. O turismo também pode ser incentivado, inclusive aquele que lança mão da pesca desportiva, que pesca e devolve o peixe aos rios, o que já é feito na região de Autazes”, finalizou o parlamentar.
Ele defendeu ações mais efetivas aos pequenos produtores rurais, à agricultura familiar, aos pescadores e aos empreendedores ligados ao turismo.