Jovens indígenas que desapareceram em floresta durante caça são encontrados após 6 dias no AM

Indígenas foram encontrados por equipes do exército — Foto: Divulgação/ Exército Brasileiro

Dois jovens indígenas Munduruku, de 20 e 14 anos, foram encontrados após desapareceram ao saírem para caçar nas proximidades da aldeia Parawá, no Rio Canumã, município de Borba, interior do Amazonas. Eles estavam desaparecidos há seis dias e foram encontrados neste domingo (16), por militares do Exército Brasileira (EB).

O desaparecimento foi divulgado pela página “Juventude Munduruku AM” na noite da última quinta-feira (13). Segundo a publicação, os jovens saíram para caçar no dia 10 de fevereiro e não retornaram. As atividades de busca contaram com uma força tarefa entre Exército, Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.

“Pedimos ajuda na divulgação dessa situação para que o caso ganhe visibilidade e nossos parentes sejam encontrados o quanto antes. Que Karosakaybu guie nossos parentes com saúde para casa!”, dizia a nota.

Segundo o Exército, os jovens foram localizados por indígenas na comunidade Paca, ao sul da comunidade Vila Nova, a aproximadamente 20 quilômetros do ponto onde se perderam. Eles foram resgatados por militares do 1º Batalhão de Infantaria de Selva. A ação de resgate contou com o apoio de um helicóptero.

“Os adolescentes foram encontrados em boas condições de saúde pelos indígenas e receberam atendimento inicial do médico do Polo Base da Aldeia Laranjal. Apesar de não apresentarem ferimentos aparentes, foram encaminhados a Nova Olinda para hidratação e acompanhamento médico” disse um trecho da nota do Exército”. Com informações de G1 Am.