Manaus é uma cidade que respira sabores, temperos e uma essência gastronômica única, nascida do encontro entre tradição, criatividade e suas riquezas naturais. Agora, a “capital da Amazônia” quer mostrar ao mundo sua potência ao se candidatar ao título de Cidade Criativa da Gastronomia pela UNESCO. Uma iniciativa que conta com o forte apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes seccional Amazonas (Abrasel no AM), instituição que é porta-voz do setor da alimentação fora do lar — os verdadeiros embaixadores dos sabores amazônicos.
Durante evento de lançamento, promovido pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), nesta quarta-feira (29), no Complexo Boothline, centro histórico da capital, a associação reforçou seu apoio à iniciativa que visa projetar a riqueza dos sabores amazônicos no cenário internacional, além de fortalecer o setor e a economia criativa do estado.
A participação ativa da Abrasel no Amazonas, desde a ideia até as primeiras movimentações para tirar o projeto do papel, foi fundamental para impulsionar a candidatura de Manaus ao título. Dada a grandeza da proposta, a Prefeitura assumiu a condução dessa jornada, reunindo esforços públicos e privados para colocar Manaus em destaque no cenário global.
Desde a última edição da Feira Internacional de Gastronomia Amazônica (Figa) em 2023, onde se discutiu o tema “Turismo Gastronômico”, até o workshop “Manaus, Cidade Criativa da Gastronomia da Unesco”, promovido pelo Sebrae Amazonas em 2024, a associação promove e participa de diversas ações para estruturar a candidatura. Essas iniciativas reforçam a importância da gastronomia como elemento de inovação, sustentabilidade e geração de empregos e negócios na região.
Para Rodrigo Zamperlini, presidente da Abrasel no AM, o selo da Unesco é um passo estratégico para fortalecer a cadeia produtiva local e colocar Manaus no mapa mundial da gastronomia. “Temos uma culinária peculiar, única, com sabores que contam histórias e refletem toda a biodiversidade da Amazônia. Esse reconhecimento é uma oportunidade de atrair mais turistas, movimentar a economia e gerar empregos, mas também de resgatar e valorizar nossos ingredientes e saberes tradicionais”, destacou Zamperlini.
A Abrasel também participou diretamente da elaboração da identidade visual da candidatura, utilizando o tucumã como símbolo representativo da riqueza gastronômica da região. Além disso, vem promovendo discussões para alinhar a documentação exigida pela Unesco e planejar estratégias para os próximos anos.
Com a chancela de Cidade Criativa da Gastronomia, Manaus se une às demais cidades ao redor do mundo que utilizam a cultura e a criatividade como motores para o desenvolvimento urbano sustentável. Hoje, existem 246 cidades na Rede de Cidades Criativas da Unesco, sendo 36 delas reconhecidas pela gastronomia.