Nas últimas horas da véspera da votação do primeiro turno das eleições à Prefeitura de Manaus, o candidato pela coligação Manaus Merece Mais, Roberto Cidade (União Brasil), ganhou 44 inserções de direito de resposta nas TVs locais contra o Capitão Alberto Neto(PL), da Coligação Ordem e Progresso.
A decisão, deferida na tarde deste sábado, 5, pela juíza relatora Giselle Falcone Medina, do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), anula recurso da coligação de Alberto Neto, em razão de cinco itens jurídicos que não sustentaram o direito de resposta ao postulante à Prefeitura pelo PL.
As inserções começaram a ser veiculadas a partir das 18h nas principais emissoras de TV da capital TV Amazonas, SBT, TV Record Manaus, TV A Crítica, TV Encontro das Águas e Rádio e TV Tiradentes.
Condenado pela Justiça Eleitoral
Não é a primeira vez que a candidatura de Roberto Cidade ganha na justiça eleitoral contra o candidato.
Em outras decisões da justiça, o TRE impugnou propaganda mentirosa contra Cidade, tanto no horário eleitoral quanto nas redes sociais.
Em um dos processos, Capitão Alberto foi condenado a pagar multa de R$ 10 mil, e sua candidata a vice, Maria do Carmo Sefair (Novo), no valor de R$ 5 mil, por divulgar fakes contra o postulante da coligação Manaus Merece Mais, por fake news.
Em todas as liminares, os juízes Gildo Alves e Jean Carlos dos Santos, da Propaganda Eleitoral 2024 e da 59ª Zona Eleitoral, respectivamente, impugnaram os vídeos com conteúdo mentiroso e injurioso contra Roberto Cidade e determinaram as remoções imediatas da propaganda mentirosa sob pena de multa diária.