O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciará, na tarde desta terça-feira (10/9), R$ 500 milhões em obras para combater os efeitos da seca no estado do Amazonas.
Mais de 60 cidades amazonenses tiveram situação de emergência decretada em razão da estiagem prolongada. Conforme estimativas da Defesa Civil, mais de 77 mil famílias no estado sofrem com as consequências das faltas de chuvas.
A previsão é que os R$ 500 milhões sejam investidos, ao longo de cinco anos, em quatro obras de dragagem de manutenção nos rios Amazonas e Solimões. O objetivo é reduzir os efeitos da estiagem na região.
Os trechos incluem: Manaus/Itacoatiara e Coari/Codajás, além de trechos em Benjamin Constant/Tabatinga e Benjamin Constant/São Paulo de Olivença.
Lula se reúne com prefeitos
Na ocasião dos anúncios, o presidente se reunirá com prefeitos de municípios afetados pela estiagem.
A forte seca na região contribui para a intensificação das queimadas. De acordo com o último boletim do Ministério do Meio Ambiente, entre janeiro e setembro deste ano foram queimados 6 milhões de hectares na Amazônia — equivalente a 1,6% do bioma. Com informações de Metrópoles.