As Forças Armadas realizaram uma Ação Cívico-Social (ACISO), no dia 20 de agosto, com intuito de levar serviços de saúde e apoio comunitário aos moradores da Comunidade Indígena Acariquara, na região de Santa Isabel do Rio Negro (AM). A ação integra os esforços da Operação Ágata Amazônia – Comando Conjunto UPIARA, realizada em uma área de mais de 600 mil quilômetros quadrados pelas tropas da Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira.
Durante a ACISO, uma equipe de saúde da Marinha, formada por médicos e enfermeiros, realizou 34 atendimentos médicos e 326 procedimentos de enfermagem, além de distribuir 2.103 medicamentos. Também foram doadas 262 peças de vestuário e a pintura do Centro de Convivência local, utilizado por 46 famílias, foi revitalizada pelos militares.
Durante a presença das Forças Armadas na comunidade, foi realizado o Cerimonial à Bandeira Nacional junto aos moradores, incluindo estudantes, professores e agentes de saúde do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI).
Os resultados da Operação Ágata Amazônia 2024, por meio do Comando Conjunto UPIARA, são expressivos e demonstram o alcance das ações de cidadania realizadas até o momento. Já foram empreendidos mais de 200 atendimentos médicos, 70 atendimentos odontológicos, mais de 1 mil procedimentos de saúde, 6.307 medicamentos distribuídos, 1.780 kits odontológicos distribuídos, 50 livros e 262 peças de roupas doadas.
Operação Ágata Amazônia 2024 – O Comando Conjunto Ágata Amazônia se consolidou como uma ação estratégica do Ministério da Defesa, autorizada por meio da portaria GM-MD n.º 3.628, de 30 de julho de 2024, para fortalecer a presença do Estado na Amazônia e combater os crimes transfronteiriços e ambientais, além de levar cidadania às populações indígenas e ribeirinhas com as Ações Cívico Sociais (ACISO) e Assistência Hospitalar (ASSHOP). A Operação Ágata Amazônia 2024, Comando Conjunto UPIARA, demonstra o compromisso inabalável das Forças Armadas com a proteção da Amazônia e do meio ambiente.