PL de Joelson Silva sobre assistência de saúde à mulher em estado de menopausa vai à sanção

0
5

O Projeto de Lei (PL) nº 017/2023, de autoria do vereador Joelson Silva (Avante) que pretende incluir no Calendário Oficial da Cidade de Manaus, a Semana de Conscientização sobre a Menopausa e do Climatério, foi aprovado, nesta quarta-feira (15/05), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), e segue para a sanção do prefeito de Manaus David Almeida (Avante).

Joelson Silva ressaltou que a semana de assistência de saúde à mulher tem como objetivo promover a conscientização, esclarecer as principais dúvidas e apontar meios para manter uma vida saudável durante esse período.

“Nesse período as mulheres se tornam mais vulneráveis e é preciso esclarecer que o climatério é um período importante e inevitável na vida da mulher e deve ser encarado como um processo natural, e não como doença”, complementou o parlamentar.

A criação da semana de conscientização sobre a menopausa ou em climatério, prevista no Projeto de Lei, deverá ser realizada, anualmente, na primeira semana do mês de outubro.

Menopausa – Ondas de calor, rubor facial, sudorese, palpitações e vertigens. Estes são alguns dos sintomas vivenciados por mulheres no período da menopausa.

Cientificamente, a menopausa é uma fase da vida da mulher em que ocorre a interrupção natural da menstruação, já que os hormônios femininos, como o estrogênio e a progesterona, não são mais produzidos pelos ovários. Essa fase costuma ocorrer, em média, entre 48 e 51 anos de idade.

A menopausa marca um período de transição da vida reprodutiva da mulher, com uma longa duração, que pode ser de 20 a 25 anos, dependendo da data da última menstruação.

Dados – De acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), segundo as quais há aproximadamente 29 milhões de mulheres entre climatério e menopausa, o que totaliza 27,9% da população feminina brasileira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui