Lei do deputado Cristiano D’Angelo cria Dia Estadual da Cavalgada Antônio Damaceno no município de Manacapuru

0
8
Foto: Sandro Hiroshi

Valorizando a cultura local dos municípios do Amazonas, o deputado estadual Cristiano D’Angelo (MDB), por meio da Lei nº 6.693, de 4 de janeiro de 2024, na qual cria o “Dia Estadual da Cavalgada Antônio Damaceno”, que será comemorado anualmente em 22 de setembro no município de Manacapuru (distante a 189 quilômetros de Manaus), e insere a referida data no calendário oficial de eventos do Amazonas.

“A cavalgada representa um elo de conexão de gerações, preservando nossas raízes e valores locais de Manacapuru. A relação simbiótica entre o homem e o cavalo é uma herança valiosa que precisa ser perpetuada e valorizada, pois, por meio dela, nossos ancestrais exploraram o território, estabeleceram trocas comerciais e construíram relações sociais duradouras, tradição que merece todo reconhecimento”, enalteceu Cristiano D’Angelo.

A Lei leva a homenagem ao senhor Antônio Damaceno, nascido no município de Carauari, viveu dificuldade de estudo e foi em busca de melhores oportunidades, assim Antônio foi com destino ao município de Manacapuru, no qual fincou residência, deixando de estudar e optando por trabalhar para somar renda com os seus pais e ajudá-los financeiramente no interior onde moravam.

O deputado Cristiano D’Angelo exalta, que são inúmeras as qualidades de Antônio, um profissional de excelência, no qual galgou seu crescimento profissional incansavelmente, chegando a gerenciar com excelência o Frigorífico Mafrico, visando sempre o crescimento da empresa e contribuiu para a criação de uma nova empresa.

“A criação deste dia reforça a identidade cultural de Manacapuru, incentivando a participação da população em eventos que exaltam nossa história, gerando o conhecimento sobre a cultura e tradições locais, assim promovendo a cavalgada e, principalmente, incentivando os setores econômicos locais, como o turismo, o artesanato e a gastronomia”, destacou o parlamentar.

Cavalgada Antônio Damaceno

A primeira cavalgada ocorreu em 2014, no município de Manacapuru, percorrendo as principais ruas do município, reunindo, tradicionalmente, grupos de cavaleiros e amazonas, entre crianças e idosos, em uma manifestação cultural que se realiza anualmente no dia 22 de setembro.

O evento reúne pecuaristas, comerciantes, a população local e turistas para um momento de lazer e interação entre gerações. O deputado Cristiano exalta a importância do nome que leva o festejo, no qual Antônio deixa seu legado, deixando muitos ensinamentos e servindo de inspiração para toda a população manacapuruense, uma admirável pessoa que merece todo reconhecimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui