Parceria entre Centro Médico da Aleam e o gabinete do deputado Mário César Filho realiza ação para emissão de laudos para autistas

0
12

Em parceria com o Centro Médico da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado Mário César Filho (UB) realizou nesta segunda-feira (29/4), ação para emissão de laudo para autista em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 de abril.

A ação, nasce da demanda de famílias atípicas que buscam o gabinete do deputado solicitando apoio à emissão de laudo para seus filhos que têm comportamentos e características de autista. Com o laudo em mãos, os pais poderão ter acesso a tratamentos e benefícios essenciais, como a Certificação de Inclusão de Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA).

“Ao longo da jornada como pai atípico, compreendi profundamente os desafios enfrentados pelas famílias para obterem os laudos necessários para seus filhos autistas, e como representante do povo, trabalho para contribuir com as demais famílias atípicas que precisam do nosso apoio”, afirma o parlamentar.

Fechando o mês, a ação conta com o apoio da cirurgiã neuropediatra, Cecília Granjeiro, que realiza os atendimentos elaborando os laudos.

Esta iniciativa do deputado reflete o compromisso do parlamentar e dos deputados da legislatura com a representatividade e defesa dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Pessoas com Deficiência (PcDs) em geral.

“Agradeço ao presidente da Casa, Roberto Cidade, e os demais parlamentares pelo apoio na ação, que visa a qualidade de vida dessas crianças e dos pais atípicos”, enfatiza o parlamentar.

O deputado, no  “Mês do Autismo” ou o “Mês Azul”, apresentou dois Projetos de Lei importantes às famílias atípicas, como o PL nº 62/2024, que foram aprovados por unanimidade pela casa, como a da CIPTEA Digital, e o PL 752/2023 que garante o direito da permanência de dois acompanhantes em todas as unidades de saúde no Amazonas para os autistas.

“Estamos empenhados em garantir que todas as vozes sejam ouvidas e que as necessidades das famílias atípicas sejam atendidas de maneira adequada”, enfatizou o parlamentar.

A ação social promovida pelo deputado Mário César Filho na Aleam representa um passo importante em direção à construção de uma sociedade mais inclusiva e solidária, onde todos os cidadãos tenham acesso igualitário a serviços essenciais e oportunidades de desenvolvimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui