Em Manacapuru, Idam auxilia na inseminação artificial de 20 bovinos

0
10
Foto: Divulgação/Idam

Em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), 20 bovinos foram inseminados artificialmente durante ação voltada ao melhoramento genético de bovinos e bubalinos no estado. A atividade contou com o auxílio de técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), em cinco propriedades do município.

A inseminação, que aconteceu na última sexta-feira (26/04), faz parte do programa “Mais Pecuária Brasil” e foi realizada pelo veterinário da Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer), Ronierik Santos. No Amazonas, a atividade ocorre por meio de um acordo de cooperação técnica entre o Idam, a Agência de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), Secretaria de Produção Rural (Sepror).;

“Ao todo, o protocolo durou 10 dias, tendo encerrado, em Manacapuru, o segundo ciclo de inseminação artificial em tempo fixo (IATF) no dia 26 de abril. Na próxima fase, prevista para ocorrer em 26 de junho, retornaremos ao município para verificar a efetividade da inseminação e quantas vacas ficaram prenhes”, disse a coordenadora do Projeto Prioritário (PP) da Pecuária no Idam, Maria Oliveira.

A atividade beneficiou o rebanho do pecuarista Ronilson Lima, que destacou a importância da iniciativa no estado. “A inseminação é um investimento muito caro para nós que somos pequenos produtores. Temos muita uma dificuldade em obtermos o melhoramento e, por isso, só temos a agradecer incentivo que o Governo e o Idam nos proporcionam”, disse o pecuarista, que possui propriedade Nossa Senhora do Perpétuo do Socorro, no ramal Acajutuba, na qual cinco animais passaram por inseminação.

Mais Pecuária Brasil

O “Mais Pecuária Brasil” é um programa voltado à produção agropecuária brasileira. A iniciativa tem como público-alvo os pequenos produtores, que podem multiplicar os rebanhos de corte e leite.

No Amazonas, além de Manacapuru, Autazes, Barreirinha, Careiro da Várzea, Itacoatiara, Parintins e Presidente Figueiredo também são beneficiados pelo programa, que é uma iniciativa da Conafer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui