Lei da Dra. Mayara cria diretrizes para Centro de Referência ao Diabético no Amazonas

0
14

Foi sancionada, no último dia 3 de abril, a Lei nº 6.830/2024, que cria diretrizes para o Centro de Referência ao Diabético no Amazonas (CDR). O CDR tem o objetivo de fornecer atendimento multidisciplinar, além de facilitar o acesso ao tratamento tecnológico de diabetes como ferramenta de inclusão social.

Autora da lei, a deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro Reis, comemora a sanção da norma legislativa que vai melhorar a qualidade de vida da população.

“Hoje, mais de 100 mil pessoas convivem com diabetes no Amazonas, o Centro de Referência ao Diabético vem como forma de melhorar e garantir a qualidade de vida dessas pessoas, fornecendo o tratamento adequado para cada tipo de diabetes. É um grande momento para a Saúde do Amazonas”, conta.

Na prática, o Centro de Referência ao Diabético deve ofertar exames de prevenção e controle da diabetes, atendimento multidisciplinar de psicologia, fisioterapia, neurologia, enfermagem, serviço social, médicos e nutricionistas, além de cirurgias metabólicas para diabetes tipo dois. Outra vertente do CRD será a realização de palestras e cursos de orientação aos pacientes no processo de reeducação alimentar.

O centro também tem a função de fazer levantamento estatístico mantendo atualizado o banco de dados sobre acompanhamento de casos no estado.

“Esse levantamento deve ajudar o governo a melhorar políticas públicas relacionadas ao diabético, tanto na capital quanto no interior. Hoje em dia, mesmo com o avanço do tratamento da doença, muitas pessoas ainda não conhecem ou não fazem o acompanhamento adequado” finaliza a parlamentar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui