Presidente da Comissão de Saúde da CMM faz alerta sobre casos de tuberculose

0
16

O vereador Elan Alencar (DC) usou o seu tempo no Pequeno Expediente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), nessa segunda-feira (25/03), para alertar a população sobre casos de tuberculose na cidade, que segundo o parlamentar são elevados.

Elan destacou que de acordo com o Núcleo de Controle de Tuberculose da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), no ano de 2023 foram registrados 2.816 casos, e somente nos primeiros três meses deste ano, cerca de 277 novos casos já foram registrados.

“Infelizmente, Manaus ainda é a capital da tuberculose. Precisamos manter ações voltadas para a prevenção e diagnóstico precoce da doença”, disse o parlamentar.

Segundo Elan Alencar, que é o atual presidente da Comissão de Saúde da CMM, a doença, aparentemente, é simples, mas que pode ser fatal quando não tratada adequadamente.

“Como presidente da comissão, não poderia deixar de fazer esse alerta, pois os povos indígenas e pessoas com HIV/Aids, imigrantes, pessoas com comorbidades e trabalhadores da saúde são os mais vulneráveis a essa doença”, apontou Elan.

“A Semsa realizou diversas ações em alusão deste dia importante; esse é o caminho certo para diminuirmos esses números. É preciso avançar ainda mais para combater essa doença, e isso depende de melhores condições de vida, de uma boa comunicação na sociedade. Vale ressaltar que existem vacinas contra essa doença, a BCG, que logo nos primeiros meses a criança toma.”, disse Elan.

Ações – Na ocasião, o vereador também destacou sua visita no último sábado (23/05) no Programa Manaus Mais Cidadã da Prefeitura de Manaus, que aconteceu no bairro Jorge Teixeira, na zona leste da capital.

Segundo o parlamentar, o programa atendeu mais de 7 mil pessoas com serviços de vacinação, dispensação de medicamentos, várias especialidades médicas, sociais, esportivas, dentre outros.

“Assim como a CMM realiza o Câmara Cidadã, a Prefeitura de Manaus, realiza o Manaus Mais Cidadã, são ações importantes para as pessoas que não podem participar durante a semana porque trabalham, então, o sábado se torna importante para essas pessoas cuidarem da saúde”, finalizou Elan Alencar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui