Lei de Cristiano D’Angelo inclui no Calendário Oficial do Estado, o Festejo de São Pedro Apóstolo, padroeiro de Manaquiri

0
15
Foto: Assessoria de Comunicação

Para valorizar a tradição cultural do município de Manaquiri (distante a 156 quilômetros de Manaus), o deputado Cristiano D’Angelo (MDB) incluiu, no Calendário Oficial de Eventos do Amazonas, por meio da Lei nº 6.705/2024, o Festejo de São Pedro Apóstolo, padroeiro de Manaquiri, comemorado no dia 29 de junho.

O parlamentar ressalta que os movimentos culturais são importantes fontes de emprego e renda. “Leis de incentivo cultural ajudam a criar maiores oportunidades de negócios no Estado”, salientou.

A festa de São Pedro Apóstolo, celebrada há 79 anos, é considerada o maior evento religioso do município, realizado entre os dias 20 a 29 de junho. O evento inicia-se com a Alvorada, segue com o novenário e finaliza com a procissão.

“O festejo de São Pedro é uma raiz cultural da vivência dos fiéis de Manaquiri. Eles o celebram com intensidade e devoção, sendo o principal motivo de encontro e reunião das famílias e comunidade para celebração de fé”, ressalta o deputado.

As leis de incentivo, no âmbito cultural regional ou local, segundo o parlamentar, cumprem uma missão especial, que é permitir o envolvimento da comunidade e população local na formação da cultura amazonense.

A celebração religiosa, do padroeiro dos pescadores, acontece desde a década de 40, reunindo milhares de fiéis durante as 11 noites de comemoração. Conta também com uma procissão fluvial no ponto alto de sua celebração, seguido da missa campal na praça principal da cidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui