O programa “Educando pelo Amazonas”, realizado pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, abriu as atividades de 2024, no município de Anori (distante a 195 quilômetros de Manaus) realizando um ciclo de palestras. O evento aconteceu na quarta-feira (13/3) e quinta-feira (14/3), na Escola Estadual de Tempo Integral presidente Costa e Silva e na Câmara de Anori.
De acordo com coordenadora do programa, a pedagoga Jacy Braga, foram alcançadas cerca de 1200 pessoas na ação. Segundo ela, além dos alunos da escola, participaram estudantes da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) do turno noturno, da escola estadual Almerinda Nogueira Uchôa Izel, servidores da secretaria municipal de Assistência Social e da Câmara de Anori.
“Foram trabalhados, nos dois dias, temas variados como educação e direitos humanos, diversidade de gênero, diversidade étnico-racial, segurança pública, direitos da mulher e cidadania”, explicou.
Os palestrantes desta primeira edição 2024 do programa “Educando pelo Amazonas” foram: Jacy Braga, que abordou o tema “Cidadania Plena”; Nilton Carlos Teixeira, que palestrou sobre “Direitos da Mulher e Educação em Direitos Humanos”; Michele Pires responsável pelo tema “Diversidade de Gênero” e o major da Polícia Militar, Célio Costa, responsável por discorrer sobre o tema “Segurança Pública”.
Próxima ação
O “Educando pelo Amazonas” já tem agendada a próxima edição. Será no município de Iranduba (distante a 36 quilômetros de Manaus), no dia 5 de abril, quando será realizada a “Jornada pedagógica”, voltada aos professores, auxiliares administrativos, vigilantes e merendeiras, que atuam na área de educação do local.