Em Itacoatiara, evento científico debate sobre a valorização da educação, da ciência e da tecnologia

0
34

Em Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus), começa hoje (1º/2), a “1ª Semana de Valorização da Educação, da Ciência e da Tecnologia no Ifam – Cita”, das 7h30 às 17h. O evento, apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), segue nos dias 2, 5 e 6 de fevereiro, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), localizado na Rodovia AM-010, Km 8, Zona de Expansão.

Amparado via Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), edital n° 005/2023 da Fapeam, a semana visa promover um momento de democratização de conhecimento, por meio da realização de atividades interdisciplinares e transdisciplinares, envolvendo a comunidade escolar/acadêmica e a comunidade geral, com a participação dos servidores das instituições envolvidas e de convidados.

O coordenador do evento e doutor em química, Noam Gadelha da Silva, do Ifam, afirma que a perspectiva é de que os alunos e todos os envolvidos cresçam e se desenvolvam com as atividades programadas durante os quatro dias de evento.

“Nossa expectativa é que consigam vivenciar o real sentido da educação, da ciência e da tecnologia, por meio da demonstração de como o campus valoriza esses pontos, reconhecendo-os como pilares da evolução humana”, disse.

O público-alvo são os estudantes, servidores do Instituto e o público em geral, além de convidados de instituições parceiras, como o Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara, da Universidade do Estado do Amazonas (Cesit/UEA) e o Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia, da Universidade Federal do Amazonas (Icet/Ufam). A estimativa é de 570 participantes no evento.

A programação conta com oficinas e palestras, de forma híbrida, com as atividades transmitidas para todos os campi pela TV Ifam.

Apoio da Fapeam

O coordenador da atividade salientou ainda a relevância da realização de eventos científicos no interior, bem como o apoio da Fapeam às atividades de popularização da ciência. “Não consigo nem descrever adequadamente a importância da Fapeam, pois me faltam palavras para resumir o quanto de impacto a fundação tem nos interiores, onde tudo costuma ser mais difícil”, enfatizou.

Parev

O Parev apoia a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida, sediados no estado do Amazonas, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I): congressos, simpósios, “workshops”, seminários, ciclo de palestras, conferências e oficinas de trabalho, visando divulgar resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui