Deputada Mayra Dias propõe campanha de prevenção contra vírus linfotrópico da célula HTLV

0
32
Foto: Aguilar Abecassis

A deputada estadual Mayra Dias (Avante) trabalha pela ampliação das informações sobre o Vírus Linfotrópico de Células T Humano (HTLV). Para isso, ela apresentou o Projeto de Lei nº 755/2023, que busca implementar uma campanha abrangente de conscientização acerca do HTLV-I e HTLV-II.

O HTLV, um retrovírus semelhante ao HIV, afeta os linfócitos T, células de defesa do organismo, e é incurável. Classificado em duas variantes, HTLV-I e HTLV-II, o vírus pode acarretar problemas neurológicos, dificuldades de movimentação, dores no corpo e até leucemia.

O PL 755 tem o objetivo de fornecer orientações sobre transmissão, diagnóstico e tratamento. “Todas as mamães e futuras mamães precisam de auxílio e acompanhamento médico, quando necessário. E a campanha de conscientização vai ajudar as gestantes a entenderem um pouco sobre o vírus e buscar ajuda antes do agravamento do caso”, alertou Mayra Dias.

A transmissão do HTLV ocorre durante a gestação, parto e amamentação (via vertical), bem como por relações sexuais sem preservativo (via horizontal) e por meio de transfusão de sangue, transplante de órgãos e tecidos infectados, entre outras (via parentais).

A campanha proposta visa informar a população sobre esses modos de transmissão, incentivando a prevenção e o cuidado adequado.

Prevenção

Um estudo estimou, por meio do desenvolvimento de um modelo matemático, que a implementação de políticas públicas na prevenção da transmissão do HTLV-1 por aleitamento materno no Brasil evitaria a infecção de mais de mil crianças por ano.

A pesquisa foi realizada por cientistas da Imperial College de Londres, em colaboração com grupos de pesquisa no Brasil, incluindo a Fiocruz Bahia, e publicada na Lancet Global Health. O Ministério da Saúde recomenda a suspensão do aleitamento para mães vivendo com HTLV-1, no entanto a testagem não é oferecida no SUS para gestantes de todo o país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui