“Isso representa o renascimento do futebol amazonense”, dispara deputada Joana Darc em Sessão Especial ao Amazonas Futebol Clube

0
23
Foto: Divulgação Assessoria

O Amazonas Futebol Clube (FC) foi homenageado, nesta quinta-feira (26/10), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), pela conquista do título inédito de campeão da série C do Campeonato Brasileiro 2023 e, ainda, pelo acesso à série B do Brasileirão 2024. A propositura foi da deputada Joana Darc (UB), subscrita pelos deputados Rozenha (PMB) e João Luiz (Republicanos).

Torcedora nata do time, a deputada Joana Darc fez questão de relembrar a trajetória do clube, que surgiu na zona leste de Manaus e, aos poucos, foi ganhando espaço e destaque dentro do cenário do futebol do Amazonas. Para a parlamentar, ser campeão na série C significa o renascimento do futebol amazonense.

“O Amazonas FC nasceu com o povo, surgiu da zona leste de Manaus, e abracei desde o início da trajetória do time até hoje, enquanto campeão, pois sempre acreditei que um dia isso se tornaria realidade. A vitória desse time representa o renascimento do futebol amazonense, e isso é histórico, digno de reconhecimento e comemoração”, disparou.

Estiveram presentes na solenidade a diretoria do time, os jogadores, populares das torcidas organizadas do clube e as crianças do ‘Guardiões do Futebol’, projeto do Amazonas FC.

Campeão da série C do Brasileirão 2023

No último domingo (22/10), o  Amazonas FC conquistou o título inédito na série C do Brasileirão 2023, fazendo história no cenário amazonense. A Onça-pintada conquistou a vitória pelo jogo de volta da grande final do Brasileirão, ganhando de 2 a 1 do Brusque, no estádio Augusto Bauer, em Brusque, Santa Catarina.

O time do Brusque abriu o placar para o Quadricolor, mas Diego Torres e Sassá, do Amazonas FC, marcaram os gols da virada da equipe amazonense.

Projeto com as crianças

Autora de emendas destinadas ao time amazonense, por intermédio da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), Joana,  durante a sessão especial, detalhou a criação do projeto Guardiões do Futebol, do Amazonas FC, que tem a missão de atender crianças e jovens entre 7 e 21 anos, com mais de 40 núcleos espalhados por Manaus e também pelo interior do Estado.

A previsão é que o projeto beneficie aproximadamente 12 mil crianças. Atualmente, o Amazonas FC é líder em todas as categorias de base, sendo conhecidos como ‘oncinhas’. A solenidade contou com a presença de crianças participantes do Guardiões do Futebol. Na ocasião, a parlamentar defendeu a iniciação do projeto para revelação de talentos em solo amazonense.

“Essas crianças são o futuro do futebol local. No Estado do Amazonas, temos talentos no interior e na capital, talentos em crianças e adolescentes que serão revelados através do projeto Guardiões do Futebol. Isso fortalece o futebol da periferia, abre as oportunidade para as crianças, ocupando-as com o esporte, livrando uma parcela da marginalidade”, ressaltou.

Título de Cidadão para Sassá

Durante a solenidade, a deputada Joana Darc anunciou que Luiz Ricardo Alves, mais conhecido como Sassá, artilheiro do Amazonas FC, receberá título de cidadão amazonense, pelo reconhecimento dos serviços prestados ao Amazonas, por meio do futebol, levando o nome do Estado ao esporte nacional.

O deputado João Luiz e a deputada Joana Darc são autores do Projeto de Lei nº 988/2023, que preza pela titularidade amazonense a Sassá.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui