Dra. Mayara pede ampliação do projeto Água Boa em comunidades ribeirinhas

0
23
Foto: Divulgação Assessoria

A deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro Reis (Republicanos) destacou, nesta quinta-feira (19), o Indicativo ao Governo do Amazonas para que a implantação do projeto Água Boa seja acelerada e ampliada, especialmente, em comunidades próximas aos focos de incêndios constantes.

O projeto consiste na instalação de poços artesianos em locais estratégicos para fornecimento de água potável. Segundo Dra Mayara, a instalação desses poços é essencial, não somente para combater queimadas, mas, para levar às famílias água potável de qualidade e suprir suas necessidades básicas.

“Nas comunidades, os próprios moradores se juntam e tentam cavar os poços, mas, não conseguem atingir a profundidade necessária e os poços ficam rasos. Com a estiagem severa desse ano, alguns desses poços secaram e as pessoas ficaram com sede. Ter água potável é um direito básico de todo cidadão” enfatizou, a deputada.

Atualmente, o projeto Água Boa contempla 12 municípios com 33 sistemas instalados em comunidades ribeirinhas. A segunda fase do projeto iniciou em julho, para atender cerca de 25 comunidades de difícil acesso, beneficiando em média de 15.000 famílias.

“Nosso estado tem dimensões gigantescas e, muitas vezes, o Poder Público não consegue chegar em tempo hábil para conter danos causados. Além dos focos de incêndio, o acesso à água potável se torna escasso. Instalar esses poços artesianos de forma mais rápida e em mais localidades pode ajudar a salvar as pessoas e o meio ambiente”, justificou a parlamentar.

A proposta da deputada prevê ainda a realização, por parte do Estado, de um planejamento extenso das áreas mais suscetíveis a incêndios florestais e com maior dificuldade de acesso das forças de contenção, para instalação estratégica de poços artesianos. O documento também sugere a realização de treinamento e conscientização para moradores das comunidades beneficiadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui