Joana Darc solicita implementação de Programas de Conscientização Ambiental nas Escolas do Amazonas

0
21
Foto: Divulgação Assessoria

A deputada Joana Darc (UB) encaminhou requerimentos às prefeituras municipais do Amazonas, como forma de indicativo, solicitando a Implementação de Programas de Conscientização Ambiental nas Escolas. A parlamentar alega questões de interesse público no que diz respeito às políticas públicas voltadas para a sustentabilidade e o desenvolvimento ambiental do Estado.

Os desafios ambientais que enfrentamos no mundo todo, como as mudanças climáticas, a manipulação dos ecossistemas e a perda da biodiversidade, desabilita uma ação coletiva para mitigar seus impactos negativos. No Amazonas, a população sofre com a estiagem, um período prolongado de baixa pluviosidade, ou sua ausência, no qual a perda de umidade do solo é superior à sua reposição, e as queimadas.

“A educação ambiental desempenha um papel crucial na formação de gerações mais jovens conscientes, comprometida com a sustentabilidade. Precisamos formar esses cidadãos sabendo que eles são o futuro, mas, além disso, sabendo que eles precisam estar cientes, no presente, no que diz respeito à natureza, à flora e à fauna do nosso planeta”, disse Joana.

Objetivos do Programa

Com a implementação dos programas de conscientização ambiental obrigatórios nas escolas do Amazonas, os alunos terão acessos a informações referente a educação sustentável, respeito pela natureza, engajamento comunitário e preparação para o futuro.

Presidente da Comissão de Proteção aos Animais Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Amazonas (CPAMA-Aleam), Joana Darc acredita que esse é o caminho para que os jovens evitem crimes ambientais, principalmente as queimadas criminosas que afetaram a capital amazonense recentemente.

“O Amazonas sofreu, e ainda está sofrendo, com o ar poluído oriundo das queimadas criminosas no nosso Estado. Manaus e Autazes foram as cidades que mais foram atingidas, e vivemos uma realidade que jamais imaginaríamos. Ensinar a base é garantir que isso não aconteça mais no futuro, por isso precisamos do total apoio das prefeituras do Amazonas para esses programas”, defendeu.

O texto ainda ressalta que a conscientização ambiental nas escolas serve para que os alunos compreendam os princípios da sustentabilidade e aprendam a tomar decisões responsáveis em suas vidas cotidianas. Além de desenvolver o respeito profundo pelo meio ambiente e a natureza.

A preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade é uma questão global de grande relevância, desafios que afetam profundamente as futuras gerações. Portanto, é imperativo que as escolas do Amazonas desempenhem um papel ativo na formação de cidadãos conscientes e responsáveis em relação ao Meio Ambiente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui