Parlamento Jovem Brasileiro entra na etapa final com quatro estudantes do Amazonas pré-selecionadas

0
53
FOTOS: Divulgação/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Quatro estudantes da rede estadual de ensino do Amazonas foram pré-selecionadas e estão participando da quarta e última etapa da 18ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), da Jornada Jovem Cidadã, promovida pela Câmara dos Deputados. Entre as quatro alunas, uma será selecionada e representará o Amazonas em Brasília. A escolha será por votação, que acontecerá de 23 de outubro a 10 de novembro, na plataforma do PJB.

As alunas Letícia de Souza, do Colégio Amazonense Dom Pedro II; Nathalya Moura, da Escola Estadual (EE) Ângelo Ramazzotti; Raquel do Nascimento, da EE Senador Antovila Mourão Vieira, e Rosanny Carvalho, da EE Professor Sebastião Augusto Loureiro Filho, produziram um discurso com a temática “A educação que queremos”, e alcançaram as quatro maiores notas, o que as classificou para a fase final. 

Para esta última etapa, as quatro estudantes produziram um vídeo de até 3 minutos, a partir do discurso produzido, e nele foi apresentada toda a jornada de aprendizagem, que as jovens vivenciaram durante o percurso da Jornada Jovem Cidadã. 

Além do tema, também foi deixado a critério das estudantes abordar uma das três questões: pesquisa de políticas públicas, escuta de outros jovens ou papel do Poder Legislativo. O vídeo irá para o YouTube e para a plataforma on-line do PJB e, a partir do dia  23 de outubro, estará disponível para visualização. 

Durante este período, também estará aberta a votação pela plataforma do PJB, de 23 de outubro a 10 de novembro. A candidata que receber mais votos representará o estado na Câmara dos Deputados. 

Jornada Jovem Cidadã

O Parlamento Jovem Brasileiro é um programa de educação democrática voltado para estudantes do Ensino Médio, de 16 a 22 anos, e é realizado pela Câmara dos Deputados. Ele tem como objetivo oferecer aos estudantes uma experiência de aprendizagem sobre política, democracia e o papel do Poder Legislativo.

Coordenado por servidores do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor), da Câmara dos Deputados, o PJB conta com a parceria do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e das Secretarias Estaduais de Educação de todo o Brasil.

A estudante Nathalya Moura, de 17 anos, uma das pré-selecionadas, explicou que o processo foi bastante enriquecedor e que ela pode aprender bastante. Com o apoio dos pais e das pessoas que conheceu durante o processo, a jovem ficou bastante animada e empolgada. “Como é a primeira vez que tenho contato com o audiovisual, também foi um desafio, porém o parlamento disponibilizou muito apoio nessa etapa, então pude fazer o meu melhor”, contou a aluna.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui