No Dia Nacional da Fisioterapia, deputado João Luiz destaca políticas públicas que tem beneficiado profissionais da área e a população amazonense

0
26
Foto: Mauro Smith

No Dia Nacional da Fisioterapia, que é comemorado nesta sexta-feira (13), o deputado estadual João Luiz (Republicanos) destaca políticas públicas (requerimentos, indicativos e emendas parlamentares) que tem beneficiado a categoria e a população amazonense com serviços de qualidade.

“Nesta data comemorativa aos fisioterapeutas não podemos deixar de elogiar esses profissionais que se dedicam em prol da saúde e cuidam das pessoas no nosso estado”, disse o deputado João Luiz.

O parlamentar relembrou, que indicou ao Governo do Amazonas, o RespirAR +, que é um programa que realizou mais de 100 mil atendimentos, por meio de fisioterapeutas, além de também ter profissionais de educação física e técnicos de enfermagem em seu corpo técnico.

O deputado João Luiz destinou R$ 800 mil, em emendas parlamentares para a aquisição de materiais de consumo, insumo e equipamentos de fisioterapia para o Programa RespirAR+.

“O RespirAR+ é um programa de sucesso no nosso estado, que virou referência internacional, objeto de estudo, foi debatido na Universidade de Portugal e recebeu a visita da Organização Mundial de Saúde (OMS), além de se tornar referência internacional no tratamento de pessoas que tiveram sequelas de Covid-19”, afirmou.

João Luiz também indicou ao prefeito de Manaus, David Almeida e para o Governo do Amazonas instalar uma tenda de atendimento à saúde no calçadão da Ponta Negra, com profissionais da área de saúde, incluindo médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, para que seja ofertado serviço de aferição de pressão, temperatura, atendimento de fisioterapia, resguardando-se medida em garantia de manutenção da saúde da população amazonense.

Mais trabalhos

O republicano também foi autor do Projeto de Lei (PL) Nº 425/2023 na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), que dispõe sobre a fisioterapia de reabilitação para mulheres mastectomizadas no estado do Amazonas.

Neste ano, o deputado João Luiz destinou emendas impositivas para que sejam realizados cursos de capacitação para fisioterapeutas, médicos, enfermeiros e técnicos no município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus).

O parlamentar também indicou ao governador Wilson Lima a construção de um Centro de Fisioterapia no município de Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros da capital), o qual possibilitará melhor acesso aos tratamentos fisioterapêuticos para a região.

Também solicitou ao Governo do Amazonas, a regulamentação da Lei Nº 4.697/2018, que “cria o programa de fisioterapia para idosos (Fisioterapia Geriátrica) em toda rede pública estadual de saúde, e dá outras providências”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui