Débora Menezes cobra medidas urgentes contra as queimadas e a fumaça no Amazonas

Foto: Divulgação Assessoria

A deputada estadual Débora Menezes (PL) chama a atenção para a urgência de medidas contra as queimadas e a fumaça em Manaus e no interior do Amazonas.

As imagens perturbadoras de Manaus e do interior envolta de uma névoa de fumaça e o aumento alarmante das queimadas na Amazônia têm sido fonte de grande preocupação para a deputada, onde enfatizou que a saúde e o bem-estar da nossa população estão em risco.

A deputada argumenta que é urgente que as autoridades competentes atuem de forma imediata e eficaz.

Diante do perigo que esses eventos representam para a saúde da população e para o meio ambiente, a deputada cobra ações enérgicas e efetivas por parte do Governo Federal, da ministra do meio ambiente Marina Silva, da mídia nacional e das autoridades responsáveis pelo meio ambiente que, em maior escala, tem amenizado e negligenciado o estado de emergência pública que o Amazonas vivencia nos últimos dias.

As queimadas têm causado impacto negativo na qualidade do ar, figurando como um dos piores do planeta, afetando a saúde daqueles que residem em Manaus e em outras regiões do Amazonas. A fumaça proveniente desses incêndios tem contribuído para o agravamento de doenças respiratórias, como asma, bronquite, além de colocar em risco a vida dos idosos, crianças e pessoas com sistema imunológico comprometido.

“É inaceitável que a população amazônica esteja sofrendo com os efeitos das queimadas sem uma resposta efetiva por parte das autoridades competentes”, Disse.

“Estamos registrando a pior qualidade do ar do planeta, e as medidas efetivas do Governo Federal onde estão? A ministra Mariana Silva veio aqui e até agora nenhuma declaração… Silêncio total! Cadê parte da grande mídia do nosso país que se cala diante do sofrimento que a Amazônia anda passando”, enfatizou a deputada.

Nesse cenário alarmante, a parlamentar cobra uma atuação imediata e incisiva do Governo Federal, sendo necessária uma ação conjunta entre os órgãos federais responsáveis pelo meio ambiente, para combater e prevenir as queimadas. Além disso, é fundamental que sejam direcionados recursos financeiros e técnicos para auxiliar o Amazonas a enfrentar essa que pode vir a ser tornar uma crise de saúde pública.

“Meus amigos, postem nas redes sociais! Meus colegas senadores, deputados, peço a gentileza de que façam essa mensagem chegar a todos! Não silenciem! Falem o que está acontecendo aqui e agora no Amazonas. Postem! Vamos usar as armas que temos nas mãos, as redes sociais e tudo que estiver ao nosso alcance! O Amazonas pede socorro e não podemos mais sofrer com isso”, enfatizou.

A parlamentar tem feito diversos requerimentos às autoridades do Estado reforçando medidas mais severas no combate as queimadas.

A parlamentar também vem se posicionando para que ajuda financeira e humanitária chegue à população vulnerável tanto na capital, como no interior do Amazonas.

Recentemente o Governo do Amazonas recebeu a promessa de mobilização via tropas da força nacional, para reforçar o Estado no combate às queimadas e focos de incêndio principalmente no interior do Amazonas.

A deputada está acompanhando de perto todas às ações e dialogando com às autoridades locais para melhor resolver os problemas crônico oriundos das queimadas em nossa região.