Dupla é presa suspeita de envolvimento em queimadas ilegais no AM

0
26
Foto: Divulgação/PF

Dois homens foram presos nesta quarta-feira (11) por suspeita de envolvimento em queimadas ilegais no Amazonas. A prisão foi efetuada por equipes da Polícia Federal, no município de Iranduba.

Segundo o chefe da delegacia de meio ambiente da PF, Vinícius Santos, os homens, que não tiveram suas identidades divulgadas, já haviam praticado o desmatamento na Região Metropolitana de Manaus há alguns meses. Eles foram pegos com motosserras, galões de gasolina e fósforos.

“Conversamos com pessoas que indicaram que essas queimadas estão acontecendo de forma diária e começamos a investigar. Eles praticam primeiro o desmatamento e após, utilizando o fogo, eles fazem uma espécie de limpeza da área para poder lotear ou empreender outros, outras práticas ali naquele local”, explicou o delegado.

De acordo com a PF, as equipes estão fazendo o monitoramento da região através de sistemas de geoprocessamento, com o objetivo de averiguar a prática de ilícitos ambientais, principalmente nesse momento em que o Amazonas enfrenta uma estiagem severa.

“A gente sabe que existem alguns alertas de desmatamento que, em razão do clima mais seco da estação do ano, que a queimada que é aquela queimada natural. Entretanto, também existem diversos alertas de que indicam o desmatamento e queimada decorrente da criminosa”, finalizou.

Agora, segundo a PF, será formalizado o auto de prisão em flagrante e os homens serão colocados à disposição da justiça do Amazonas.

“A gente tem feito esses levantamentos justamente para apurar quem são os eventuais responsáveis e investigá-los e colocá-los à disposição da justiça ali na medida de cada conduta ali praticada”, finalizou o delegado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui