Em mais um dia sob fumaça de queimadas, Manaus registra intensa poluição do ar, nesta quarta-feira (11). Prédios, como o Teatro Amazonas, e outros imóveis sumiram, mais uma vez, em meio à nuvem cinzenta.
O aplicativo Selva, que mede os níveis de poluição do ar na capital, aponta que a qualidade do ar é considerada péssima em diversos pontos da cidade, nesta quarta.
As autoridades locais ainda não divulgaram a origem da fumaça.
Fumaça desde setembro
As cenas de pontos de Manaus encobertos por fumaça se repetem desde setembro. Ao longo de outubro, a situação se agravou, após o registro de incêndios florestais em cidades próximas à capital, como Iranduba, a 27 quilômetros do município.
Nem a presença de combates do Ibama, que chegaram ao Amazonas na semana passada, foi capaz de evitar que a cidade amanhecesse novamente sob forte poluição, nesta quarta.
Assim como na semana passada, até o prédio do Teatro Amazonas, maior símbolo arquitetônico e turístico do Amazonas, foi encoberto por fumaça.
Aeroporto
A administração do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, na Zona Oeste de Manaus, informou que, desta vez, o nível de fumaça que atingiu a cidade não afetouas atividades de pousos e decolagens.