De lá, a equipe da FAB aguardará a ordem para continuar o trajeto até Israel. O avião comporta 230 passageiros, e a lista de brasileiros que voltará a bordo do KC-30 está sendo montada.
“Na missão, estarão disponíveis ainda outro KC-30, dois KC-390 e dois VC-2, totalizando seis aeronaves”, informou a FAB. A operação ocorre em parceria com os Ministérios da Defesa e das Relações Exteriores.
O governo brasileiro prepara seis aviões para resgatar brasileiros que estão na zona de conflito entre Israel e o grupo islâmico armado Hamas. Médicos e psicólogos estarão nessas aeronaves para auxiliar na repatriação dos brasileiros.
Também existe uma expectativa de normalização do funcionamento do aeroporto Ben-Gurion, o principal de Israel. Assim, os brasileiros poderiam sair do país também por voos comerciais.
Cerca de mil brasileiros já preencheram o formulário online para serem retirados de Israel, de acordo com o Itamaraty. A Embaixada brasileira em Tel Aviv está responsável por recolher os registros dos brasileiros no país para organizar os voos de repatriação. São, em sua maioria, turistas hospedados em Tel Aviv ou Jerusalém.