Força-tarefa investiga mortes de botos em lago no Amazonas

0
32

As mortes de botos no Lago Tefé, no interior do Amazonas, serão investigadas por uma força-tarefa, composta por instituições de pesquisa nacionais e internacionais. A operação também tem como objetivo resgatar os animais que ainda estão nas águas. Segundo o Instituto Mamirauá, a temperatura do lago chegou a 40ºC no dia de pico de mortes, o que pode estar influenciando na perda dos animais.

A força-tarefa “Emergência Botos Tefé”, que começou no último domingo (1º/10), tem a participação de 10 instituições. Só na última semana, foram registradas a morte de mais de 110 mamíferos aquáticos como o boto vermelho e o tucuxi, que viviam no lago. Segundo os pesquisadores , o número de botos achados mortos subiu para 125.

Conforme a operação, enquanto uma equipe analisa os animais mortos em terra, outra patrulha o rio em busca dos animais. Até a manhã de segunda, a operação não identificou novas mortes dos animais.

Durante o dia, as equipes recolheram 30 carcaças para necropsia, no Lago Tefé. O grupo de resgate de animais em desastres não encontrou botos vivos com alterações comportamentais que necessitassem de resgate. Com informações de Metrópoles.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui