Deputada Joana Darc anuncia início das atividades para a Virada Animal 2023 no Amazonas

0
26
Foto: Divulgação Assessoria

Com o tema “a defesa dos sencientes”, a deputada Joana Darc (UB) anunciou, nesta segunda-feira (02), por meio das redes sociais, o início da semana da Virada Animal 2023, evento realizado anualmente, no início de outubro, que pretende sensibilizar a sociedade sobre a importância da saúde, proteção e direitos dos animais no Amazonas.

A parlamentar é autora da Lei estadual nº 4.878/2019, que instituiu a primeira semana do mês de outubro como a semana da Virada Animal, e tem como diretrizes estimular a adoção e a guarda responsável de animais doméstico, propiciar espaços para disseminação de informação em favor dos animais, valorizar e incentivar manifestações educativas ambientais.

“Vamos ter a oportunidade de falar do bem estar-animal para as pessoas. Temos esse tema em 2023 que é sobre a defesa dos sencientes, pois acreditamos que os animais são seres capazes de sentir sensações e sentimentos de forma consciente”, disse Joana, presidente da Comissão de Proteção dos Animais da Assembleia Legislativa do Amazonas (CPAMA-Aleam).

Cronograma da Virada Animal 2023

A programação da Semana da Virada Animal 2023 contempla, um tanto quanto possível, a pluralidade de espécies e raças de animais domésticos. Este ano, o evento inicia na segunda-feira (02), na Escola Estadual Humberto de Campos, no bairro Alvorada, na Zona Centro-Oeste de Manaus, com palestra ministrada pela equipe da CPAMA-Aleam.

Na terça-feira (03), vai acontecer o II Fórum da Virada Animal com variados temas envolvendo a proteção da fauna e o bem-estar dos animais domésticos. O evento será realizado no Centro Universitário FAMETRO, às 18h30, no Auditório Naíde Lins (Unidade 2), localizado na Avenida Djalma Batista, no bairro Chapada, zona centro-sul de Manaus.

O Fórum será gratuito e contará com a presença da deputada Joana Darc, que é finalista do curso de medicina veterinária; da médica veterinária Dra. Adriana Oliveira; do Juiz Titular da Vara do Meio Ambiente, Dr. Moacir Pereira; e da delegada titular da Delegacia do Meio Ambiente, Dra. Juliana Viga.

Na quarta-feira (04) acontece a Sessão Especial do Dia Mundial dos Animais, às 15h, no Plenário Ruy Araújo, na Aleam. Na quinta-feira (05), de 9h até 14h, no Hall dos elevadores no térreo da Casa Legislativa Estadual teremos a Feirinha Sustentável, com vendas de produtos de Organizações Não Governamentais (ONGs) parceiras, além de produtos e comidas veganas.

Na sexta-feira (06), a Virada Animal de 2023 se encerra com a 2ª Cãominhada, às 18h, na Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus. A atividade une saúde humana e animal e pretende trazer informação sobre o bem-estar animal durante a corrida. Para a deputada Joana Darc, isso faz das atividades lúdicas e educativas sobre os animais no Amazonas.

“Vamos finalizar de forma espetacular, não somente mostrando a força da causa animal do nosso Estado, mas também de que precisamos conscientizar as pessoas sobre o cuidado com os seres sencientes, pois são os animais que sempre nos ajudam quando precisamos e ninguém estar por perto para ajudar”, comentou a parlamentar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui