Governo sanciona lei do deputado Wanderley Monteiro voltada para atletas paraolímpicos no Amazonas

0
34
Foto: Divulgação Assessoria

Uma importante iniciativa em prol da inclusão e valorização dos atletas paraolímpicos foi sancionada na última quarta-feira (14) pelo governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil). A Lei Estadual nº 533/2023, de autoria do deputado estadual Wanderley Monteiro (Avante), estabelece a criação da “Semana Estadual do Atleta Paraolímpico” no estado, a ser comemorada anualmente de 16 a 22 de setembro.

O objetivo desta lei é promover a inclusão social, profissionalização e o reconhecimento dos atletas paraolímpicos, destacando a importância do esporte adaptado e das pessoas com deficiência no Amazonas. A iniciativa está alinhada com leis federais que já reconhecem o Dia Estadual e Nacional do Atleta Paraolímpico.

Um dos principais pontos da lei determina que, durante a ‘Semana Estadual do Atleta Paraolímpico’, entidades públicas e privadas deverão realizar uma série de eventos e ações que visam: fortalecer o debate dos direitos dos atletas paraolímpicos e sua plena integração na sociedade; promover a inclusão social dos atletas paraolímpicos no mercado de trabalho; difundir orientações sobre a inclusão social dos atletas paraolímpicos; divulgar informações sobre as entidades públicas e privadas de inclusão social e acessibilidade para os atletas paraolímpicos; Incentivar a realização de palestras, congressos e fóruns relacionados aos atletas paraolímpicos e promover a capacitação de profissionais na educação, habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência, preparando-as para se tornarem atletas paraolímpicos.

O autor da lei, comemorou a sua sanção, destacando o compromisso do Estado do Amazonas com a inclusão e valorização dos atletas paraolímpicos. “Esta lei é um passo importante para reconhecer o talento e a dedicação dos nossos atletas paraolímpicos. É uma forma de celebrar suas conquistas, mas também de conscientizar a sociedade sobre a importância da inclusão e da igualdade de oportunidades para as pessoas com deficiência. Estou extremamente satisfeito com a sanção desta lei e acredito que ela terá um impacto positivo em nossa comunidade”, disse Monteiro.

A Semana Estadual do Atleta Paraolímpico será uma oportunidade para o Amazonas demonstrar seu compromisso com a inclusão e para que todos possam reconhecer e celebrar as realizações extraordinárias dos atletas paraolímpicos do estado. A partir de agora, a data será uma ocasião anual para lembrar que a superação e a inclusão são valores fundamentais na sociedade amazonense.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui