A primeira visita oficial à França do rei Charles III começou nesta quarta-feira (20/8), marcada por um “boas-vindas” de luxo. Como anfitrião da família real britânica, o presidente Emmanuel Macron estendeu um tapete vermelho para receber o monarca.
O encontro entre os líderes é uma tentativa de reforçar laços após o Brexit (saída do Reino Unido da União Europeia), que afastou Londres e Paris nos últimos anos. Macron chegou a pular a Assembleia Geral das Nações Unidas, que ocorre em Nova York, Estados Unidos para se concentrar na visita do rei Charles III.
O monarca e esposa dele, rainha Camilla, chegaram por volta das 14h (9h, no horário de Brasília) a bordo do avião real. A viagem está programada para durar três dias. Eles foram recebidos no aeroporto de Orly, em Paris, pela primeira-ministra da França, Elisabeth Borne.
Horas antes de receber o rei Charles III, Macron publicou um vídeo (veja abaixo) na internet com a legenda: “Bem-vindo, Sua Majestade”.
Visita de rei Charles III foi adiada devido a protestos
O primeiro compromisso no exterior como rei do Reino Unido estava previsto para março, com destino definido: a França. No entanto, a visita real foi adiada devido à onda de prostestos violentos contra a impopular reforma da previdência aprovada pelo governo de Macron.
Tal insatisfação social da população francesa fez o rei Charles III cancelar os planos e viajar à Alemanha, dando início a primeira viagem ao exterior desde a ascensão ao trono em setembro de 2022 após a morte de Elizabeth II.